25/06/2023

4ª etapa da Copa Veleiros de Monotipos começa com duas regatas neste sábado

Dia exigiu bastante dos atletas na raia da Sede Oceânica de Jurerê

Começou neste sábado, 24 de junho, a 4ª etapa da Copa Veleiros de Monotipos. O dia amanheceu com sol, porém sem vento, e os velejadores tiveram que aguardar em terra o início da competição. No meio da tarde, a previsão melhorou e duas regatas foram realizadas para todas as classes em Jurerê.

Na categoria Optimist Veteranos, Uma Creixell, do Clube dos Jangadeiros (RS), lidera a competição, seguida por Theo Sartor, do Veleiros da Ilha, e Sofia Cerqueira (CDJ). Já na disputa de Optimist Estreantes, a liderança até o momento está com o atleta do ICSC, Miguel de Faria. Logo atrás estão dois atletas do Clube dos Jangadeiros, Pedro Creixell e Rodrigo Cerqueira.

Com seis duplas na raia, a classe 29er ganha cada vez mais força no Clube. Os campeões sul-americanos deste mês, Guilherme e Fernando Menezes, lideram a disputa com duas vitórias, seguidos por João Marcelo Carlin e Luc Le Corre, em segundo lugar, e pelas também campeãs sul-americanas, Clara Mateus e Livia Nogueira, em terceiro lugar.

Uma das categorias mais disputadas da Copa Veleiros, a classe Snipe conta com nove duplas na raia. Neste sábado, o destaque foi para as duas vitórias de Fipa Linhares e Francisco Bittar, que lideram a competição. Anderson Candemil e Julio Cesar estão em segundo lugar, e Alex Juk e Giovana Simas em terceiro lugar.

Na categoria ILCA 6, Davi Neves, campeão brasileiro deste ano, venceu as duas regatas e lidera a flotilha, que conta com cinco velejadores. Heitor Rangel aparece em segundo lugar, e Guilherme Takase em terceiro lugar. Na categoria ILCA 4, a liderança é da gaúcha Bianca Lautert (CDJ), com Helena Dutra na segunda posição.

Já na classe ILCA 7, Paulo Schaefer, do Veleiros da Ilha, lidera com o mesmo número de pontos que Guilherme Andrade. Gustavo Lima, do Lagoa Iate Clube, completa os três primeiros lugares. Na categoria Dingue, a liderança é da dupla Marcelo Martins e Marilia Fragoso. As regatas continuarão neste domingo.