06/12/2016

48ª Volta a Ilha de Santa Catarina encerra o calendário náutico do ICSC

Evento mais aguardado da temporada acontece nesse sábado, com largada às 10h, em frente à Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina

Após uma longa temporada, composta por nove regatas, a Copa Veleiros de Oceano chega a seu momento derradeiro com a realização da mais esperada etapa do calendário de vela oceânica do estado. A 48ª Volta a Ilha de Santa Catarina será realizada nesse sábado (10), com largada às 10h, em frente à Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina.

A Volta a Ilha de Santa Catarina é a principal regata oceânica do estado e uma das mais tradicionais do país, sempre com disputas emocionantes e que duram praticamente o dia todo. Os veleiros cumprem um percurso de aproximadamente 65 milhas náuticas, contornando a Ilha por bombordo (à esquerda do rumo da embarcação).

Estão elegíveis para disputar a 48ª Volta a Ilha de Santa Catarina os veleiros das classes ORC, IRC, C30, Multicascos, RGS (A, B e Cruzeiro) e Visitantes A (Barcos cabinados com LOA igual ou maior que 26 pés). As demais classes – Início/Retorno, HPE, Carmelitas e Visitantes B (Barcos cabinados com LOA entre 21 e 25,9 pés) – participam da 10ª Regata Ilha do Largo.

O percurso da regata menor larga no mesmo local da Volta a Ilha de Santa Catarina em direção ao sul contornando a Ilha do Largo por bombordo. Os veleiros seguem em direção ao vão central das Pontes Colombo Salles/Pedro Ivo Campos e contornam a Ilha de Ratones Pequeno por Bombordo, antes de cruzar a linha de chegada em frente ao Trapiche do Grupo de Busca e Salvamento, próximo ao Forte Sant´Ana.

O Jantar de Lançamento do evento será realizado nessa quarta-feira (7), a partir das 19h30, na Sede Central.

A Regata Volta a Ilha de Santa Catarina é a mais importante competição de vela oceânica do estado e anualmente encerra o calendário de atividades náuticas do Clube. O recorde da regata pertence ao veleiro Mano Champ´s, comandado por Avelino Alvarez, que em 2011 completou o percurso em 8h43m01s. Atual bicampeão do Troféu Fita Azul (primeira embarcação a cruzar a linha de chegada), o Katana (da classe C30) chega como equipe a ser batida.