05/02/2023

34º Circuito Oceânico define os campeões em Jurerê

Katana foi o grande campeão na classe C30. Crioula levou a melhor na ORC

O 34º Circuito Oceânico Veleiros da Ilha conheceu seus campeões na tarde deste sábado (4), em Jurerê. Repetindo o feito de 2022, o Katana superou a forte flotilha de embarcações para confirmar o título da classe C30 e também da Super Series 30. Na ORC, o Crioula confirmou o favoritismo, enquanto na RGS Geral deu Garrotilho no alto do pódio.

Após dois dias de chuva, o sábado amanheceu com sol, mas pouco vento. Desta maneira, a comissão precisou ter paciência para largar a regata decisiva para todas as classes. Na disputa de C30, o Katana levou a melhor na última e confirmou o bicampeonato do Circuito Oceânico. De quebra a equipe ainda reverteu a desvantagem para Phoenix e levou a taça também na Super Series 30, categoria que reunia os barcos de 30 pés das classes C30 e HPE-30. Além do vice-campeonato na Super Series, o Phoenix foi o campeão da classe HPE-30.

Nas disputas de ORC, o Crioula venceu a disputa e confirmou o favoritismo na raia de Jurerê. Com uma tripulação experiente, a embarcação somou quatro vitórias em cinco regatas para celebrar o título. Enquanto isso, na RGS Geral, o Garrotilho também garantiu a conquista com a vitória na regata decisiva.

Os demais vencedores do Circuito foram: Neon II (RGS Cruzeiro Geral), Oceanics (Bico de Proa Geral) e Guga Buy (Bico de Proa Cruzeiro).

Sobre o 34º Circuito Oceânico

O Circuito é aberto a barcos com certificados de medição válidos das classes ORC, C30, BRA-RGS, HPE-30, HPE-25, RGS-Cruzeiro, Bico de Proa, Bico de Proa Cruzeiro, Star e Multicascos. A programação conta com regatas de percurso e barla-sota para todas as classes, com exceção das classes RGS Cruzeiro, Bico de Proa, Bico de Proa Cruzeiro, Multicascos e Star, que terão uma raia especial com regatas de percurso diariamente.

Para essa edição, a organização implementou um sistema digital para acompanhamento de todo gerenciamento de regatas, o mesmo que foi utilizado nas Olimpíadas de Tóquio e no Circuito Rolex em Punta del Este. Os resultados estão disponíveis através do link icsc.regatas.ar.

Fotos: Gabriel Heusi/Heusi Action