01/02/2023

34º Circuito Oceânico começa nesta quarta-feira (1), em Jurerê.

Competição reúne os principais veleiros de oceano do país na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina-Veleiros da Ilha.

Começa nesta quarta-feira (1), o 34º Circuito Oceânico Veleiros da Ilha. Após a realização do Campeonato Brasileiro de Snipe, a raia de Jurerê volta a ser o centro das atenções da vela nacional, desta vez com os barcos das classes oceânicas. Estão confirmadas quase 40 embarcações que disputarão o título em suas respectivas categorias até o próximo sábado (4).

“Após o Campeonato Brasileiro de Snipe, nossa sede oceânica recebe mais uma grande competição. Estamos preparados para receber os velejadores de todo país para mais uma grande edição do Circuito. Esperamos quatro dias de boas regatas na raia e muita descontração nos eventos sociais ao longo da semana”, comenta Luiz Fernando Beltrão, Comodoro do ICSC-Veleiros da Ilha. 

O Circuito é aberto a barcos com certificados de medição válidos das classes ORC, C30, BRA-RGS, HPE-30, HPE-25, RGS-Cruzeiro, Bico de Proa, Bico de Proa Cruzeiro, Star e Multicascos. A programação conta com regatas de percurso e barla-sota para todas as classes, exceto para RGS Cruzeiro, Bico de Proa, Bico de Proa Cruzeiro, Multicascos e Star, que terão uma raia especial com regatas de percurso diariamente. 

Para as classes ORC, BRA-RGS e HPE-30, HPE-25 e C30 estão previstas até 6 regatas, sendo uma de percurso e 5 barla-sota. Já para as classes RGS-Cruzeiro, Bico de Proa, Bico de Proa Cruzeiro, Multicascos e Star serão 4 regatas de percurso. 

Assim como em 2022, para a edição deste ano a organização implementou um sistema digital para acompanhamento de todo gerenciamento de regatas, o mesmo utilizado nas Olimpíadas de Tóquio e no Circuito Rolex em Punta del Este. O sistema está disponível através do link icsc.regatas.ar para smartphones, computadores e tablets.

Brasileiro de C30:

Tradicionalmente o Campeonato Brasileiro da Classe C30 é disputado em duas etapas anuais, com abertura no Iate Clube de Santa Catarina (ICSC) em Florianópolis e decisão na Semana de Vela, em julho, no Yacht Club Ilhabela (YCI). Em 2023 não será diferente. A competição catarinense é válida pela primeira etapa do Campeonato Brasileiro da Classe C30, que tem o Caballo Loco, de Ubatuba, como atual tricampeão (2020/21/22). A segunda e decisiva etapa é realizada paralelamente à Semana de Vela de Ilhabela, em julho.