06/10/2017
14ª Regata Marejada reúne flotilha oceânica de vela neste sábado
Previsão de vento sul forte no percurso entre Jurerê, em Florianópolis, e Itajaí anima velejadores e possibilita quebra de recorde
Chegando a sua sétima etapa na temporada, a Copa Veleiros de Oceano, organizada anualmente pelo Iate Clube de Santa Catarina, deve ter um sábado agitado. A previsão para a 14ª Regata Marejada, com percurso entre Jurerê, em Florianópolis, e Itajaí, aponta para vento sul entre 20 e 30 nós (entre 28 e 50 km/h), o que tem animado bastante os velejadores da flotilha oceânica. A largada está marcada para as 10h, em frente à Sede Oceânica do ICSC.
As fortes condições de vento possibilitam também a tentativa de quebra de recorde do percurso de 32 milhas náuticas (quase 60 km). O atual detentor do recorde é o Itajaí Saling Team, equipe que veleja em casa e busca o Troféu Fita Azul (designado a primeira embarcação a cruzar a linha de chegada). Em 2016 a equipe itajaiense quebrou o recorde ao completar o percurso em 3h13m11s e, ao que tudo indica, as possibilidades de uma nova marca são grandes.
“Estamos bem confiantes, pois conhecemos a capacidade e habilidade de cada um a bordo”, explica o Comandante Marcelo Gusmão, que no mês de setembro comandou a tripulação do Itajaí Sailing Team a vitória na Regata Porto Belo – 185 Anos.
Válida como sétima das nove etapas da Copa Veleiros de Oceano 2017, a 14ª Regata Marejada conta pontos também para o Campeonato Estadual de Oceano, organizado pela FEISC – Federação de Iatismo do Estado de Santa Catarina. A competição reúne as classes RGS, RGS Cruzeiro, Bico de Proa, ORC, C30 e IRC com percurso livre entre Florianópolis e Itajaí e chegada na Ponta das Cabeçudas.
Completando a programação do sábado, a partir das 15h será realizada a Palestra – Todos os Sonhos São Possíveis – Construção Naval Amadora, com o palestrante Jjosé Manuel Gonzales, no Stannis Pub Itajaí.
A sétima etapa da Copa Veleiros de Oceano faz parte do Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – Calendário Náutico 2017- Cidade de Florianópolis e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro.