Resultado final
Danilo CabocloO sábado amanheceu com sol e nenhuma nuvem no céu, contrariando as previsões de chuva previstas para o dia. Sendo assim, as quinze tripulações inscritas na Regata Fortalezas, segunda etapa da Copa Veleiros de Oceano, aproveitaram o clima para iniciar a etapa na Baía Norte. Apesar do sol, o vento era fraco exigindo ainda mais dos tripulantes.
Após largarem em frente ao Trapiche da Beira-mar Norte, as equipes velejaram em direção ao Norte da Ilha. Com vento sul, os barcos içaram vela balão até o mangrulho e seguiram para Ilha de Ratones. Após deixarem a Ilha por boreste, as embarcações seguiram para o Forte de São José da Ponta Grossa (RGS A e HPE-25) e Ilha de Anhatomirim, antes de retornar para Ratones Grande. De lá, os veleiros seguiram novamente para a boia no Mangrulho e encerraram a regata no alinhamento do GBS, na baía norte.
Na regata mais longa, o fita azul foi o Força 12 (HPE-25), após mais de 6 horas de regata. Pouco depois, o Split completou a regata, vencendo na classe RGS A. Já na regata mais curta, o ArCaFer foi o primeiro a completar o percurso e levou a melhor na Bico de Proa, seguido por Namastê e Big Rider. Nas disputas da RGS Cruzeiro A, o Açores III venceu a disputa contra o Quival, seguindo colocado. Por fim, na RGS Cruzeiro B o título da etapa ficou com o Terral, seguido por Terra Firme e Mar Sem Fim.
A premiação da etapa ocorre no dia 4 de maio, durante a Reunião de Comandantes das Regatas da Copa Flotilha.
Confira as fotos da etapa clicando aqui
A Copa Veleiros de Oceano faz parte do Projeto Calendário Náutico 2021/2022- Cidade de Florianópolis – ano 5 – Nº SLIE: 1915566-29 – Processo nº 71000.042677/2019-81, que conta com os patrocínios das empresas Nortox, Engie Energia, Clemar, Cropchem, Casas D´Água, Quantum, Fecoagro e Honda Enjin e e ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.