Resultado final

Danilo Caboclo

Em 2016, a capital catarinense completa 343 anos e um dos eventos marcados para as comemorações do aniversário do município foi a realização da Regata Cidade de Florianópolis. E neste sábado (19), data da competição, nada mais marcante do que os velejadores serem recepcionados por vento sul, muito característico da Ilha de Santa Catarina. Com condições de 12-15 nós, a flotilha oceânica do Iate Clube de Santa Catarina teve pela frente uma velejada muita técnica pelo percurso triangular montado na Baía Norte.

Com largada próximo ao Trapiche Municipal, as embarcações das classes C30, ORC e RGS iniciaram a regata as 12h05, pontualmente, válida como segunda etapa da Copa Veleiros de Oceano. O percurso triangular foi composto por uma boia (1) nas proximidades do mangrulho (próxima à Ilha dos Guarazes) e outra boia (2) na Ponta do Leal (Estreito).

Na classe ORC, o veleiro Absoluto foi o vencedor após o tempo corrigido, deixando o atual campeão brasileiro da categoria, Catuana Kim, na segunda posição. A disputa entre as duas embarcações foi bastante equilibrada, com vantagem de pouco mais de um minuto para a tripulação vencedora. Em 3º lugar ficou o Melody 5.

Entre as embarcações da RGS A, vitória para o Bruxo, seguido por Bom Abrigo, vice-campeão da etapa. Já na RGS Cruzeiro, melhor para o Carino, com o Xamego fechando em segundo. Completando a lista de vencedores do dia, o Zeus foi o campeão entre as embarcações C30.

Ao final da Regata Cidade de Florianópolis as tripulações foram premiadas na Sede Central do Iate Clube com reproduções de obras do artista Domingos Fossari. Nascido no Rio Grande do Sul em 1914, o chargista, ilustrador, pintor e caricaturista retratou Florianópolis como poucos, durante os mais de 40 anos que viveu na cidade. Uma justa homenagem do Iate Clube de Santa Catarina ao grande artista.

A próxima etapa da Copa Veleiros de Oceano será realizada no dia 16 de abril com as disputas da Regata Fortaleza.