Resultado final
Danilo CabocloA 5ª Regata Marina Itajaí Marejada foi um grande desafio para as quase 40 embarcações que participaram da 7ª etapa da Copa Veleiros de Oceano, organizada anualmente pelo ICSC – Veleiros da Ilha, neste sábado (19). Com ventos fracos, as tripulações enfrentaram adversidades ao longo do extenso percurso entre Jurerê e Itajaí, ponto final da regata.
As primeiras embarcações, das classes RGS, RGS Cruzeiro e Bico de Proa, largaram às 9h35 da Sede Oceânica do Veleiros da Ilha em direção à Ponta de Cabeçudas, percorrendo cerca de 35 milhas náuticas (aproximadamente 65 km). Os barcos da classe ORC partiram mais tarde, às 11h15. O Fita Azul, prêmio destinado à primeira embarcação a completar o percurso, foi conquistado pelo Terroso, do comandante Carlos Augusto de Matos, que cruzou a linha de chegada após 7 horas e 12 minutos de prova. Em seguida, chegaram o Itajaí Sailing Team e o Zeus Team, completando a flotilha da classe ORC.
Após a correção de tempo, a vitória na classe ORC ficou com o Zeus Team, comandado por Inácio Vandresen, seguido pelo Itajaí Sailing Team, do comandante Alexandre Santos, e pelo Terroso, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Logo depois, os primeiros barcos da classe RGS começaram a concluir o percurso. O vencedor da etapa foi o Kraken, comandado por Rogério Vasconcellos, liderando uma flotilha de cinco embarcações. O segundo lugar foi para o Campeche, comandado por Guilherme Rupp, enquanto o Bruxo, comandado por Luiz Carlos Schaefer, ficou com o terceiro lugar.
Com 14 barcos na raia, a classe RGS Cruzeiro protagonizou disputas acirradas. O grande vencedor da Regata Marina Itajaí Marejada foi o Mar Sem Fim, comandado por Alexandre Confucio, após mais de 10 horas de velejada. O vice-campeonato ficou com o Terra Firme, comandado por Filipe Koefender, e o terceiro lugar foi conquistado pelo Neon III, comandado por Maurity Borges.
A classe Bico de Proa, com o maior número de participantes (16 barcos), também teve uma competição intensa. A tripulação do Jack OZ, comandada por Andreis Santos, comemorou o primeiro lugar após 10 horas e 24 minutos de regata. As embarcações Nest, comandada por Paulo Souza, e Spray I, comandada por Mauricio Heinzen, completaram o pódio em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
A próxima etapa da Copa Veleiros de Oceano acontecerá no dia 23 de novembro. Válida como a oitava etapa da temporada, a tradicional Regata Mormaii reunirá a flotilha oceânica para o penúltimo evento do ano.