15/11/2018

Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist começa em Floripa com número recorde de inscritos

Vento sul de 9 a 12 nós marcou o primeiro dia de disputas na raia de Jurerê. Competições prosseguem nesta sexta-feira.

Com a presença de 142 velejadores começou nesta quinta-feira (15) o 40º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist, realizado na sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê. A competição superou todas as expectativas com número recorde de atletas inscritos em um evento deste porte e para tornar o cenário completo as condições no primeiro dos quatro dias de regatas estavam perfeitas, com vento sul de 9 a 12 nós soprando na raia.

A organização realizou as três regatas previstas para o primeiro dia na categoria Veterano e duas na Estreante. Presidente da Comissão, Ricardo Navarro enalteceu o trabalho da equipe organizadora e o nível técnico da flotilha. “Estamos realizando um Sul-Brasileiro com nível de campeonato internacional, não à toa temos atletas de diversos estados e até competidores argentinos. Para se ter uma ideia do nível, o evento conta com mais competidores do que em competições continentais como o Campeonato Africano e o Asiático”, explica Navarro.

Nesta quinta-feira quem brilhou foi o velejador Alex Kuhl, de Ilhabela. O atleta da flotilha Borrachudo venceu as todas as regatas entre os Veteranos abrindo a competição na liderança. Nascido na Alemanha, Alex mudou-se para o Brasil com apenas um ano de idade e veleja desde os sete anos. “Gostei muito de velejar aqui em Floripa. Essa é a minha primeira vez aqui e foi muito bom ganhar todas, nunca tinha acontecido isso. Espero que fique assim até o fim”, brincou o velejador paulista.

Com as três vitórias, Alex abriu sete pontos de vantagem sobre o carioca Newton Passos, segundo colocado, e 16 de Gabriela Vassel, de Ilhabela. Entre os catarinenses, o melhor colocado até o momento é Fernando Menezes (ICSC), com 33 pontos perdidos. Com o grande número de velejadores, 99 no total entre os Veteranos, a flotilha foi separada em dois grupos (azul e amarelo), procedimento que será mantido para as regatas desta sexta-feira (16).

Na categoria Estreante a disputa está mais apertada com a liderança para o gaúcho Pedro Rosa, do Clube dos Jangadeiros, com 5pp. Um ponto atrás vem o catarinense Eric Marchini, do Iate Clube de Santa Catarina, com Marina Uegama (YCSA) na terceira posição. O dia foi bastante proveitoso para a flotilha do ICSC que colocou três atletas entre os dez primeiros colocados: Davi Neves, em sexto, e Pedro Nunes em oitavo.

 

Classificação do Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist após três regatas (Veteranos)

1 – Alex Kuhl (EVI) – 3pp

2 – Newton Passos (ICRJ) – 10pp

3 – Gabriela Vassel (EVI) – 19pp

4 – Charata Mackinnon (YCA) – 22pp

5 – Lorenzo Corrêa (CDJ) – 23pp

6 – Gustavo Glim (VDS) – 23pp

7 – Pedro Cardoso (ICES) – 25pp

8 – Luc Le Corre (CCSP) – 25pp

9 – Miguel Machado (ICES) – 27pp

10 – Henrique Lowy (YCSA) – 29pp

 

Classificação do Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist após duas regatas (Estreante)

1 – Pedro Rosa (CDJ) – 5pp

2 – Eric Marchini (ICSC) – 6PP

3 – Marina Uegama (YCSA) 7pp

4 – Danilo Rogozinski (CC) – 16pp

5 – João Brasiliano (VDS) – 17pp

6 – Davi Neves (ICSC) – 18pp

7 – Gustavo Kiessliwg (YCSA) – 18pp

8 – Pedro Nunes (ICSC) – 18pp

9 – João Pedro Floriano (ICLI) – 24pp

10 – Gustavo Ceron (ICLI) 25pp

 

Copa Brasil de Vela:

Após as disputas do 40º Sul-Brasileiro de Optimist o Iate Clube de Santa Catarina recebe os melhores velejadores do país para a realização da Copa Brasil de Vela. A principal competição de embarcações olímpicas do calendário nacional terá uma disputa a mais este ano. A Copa Brasil de Vela 2018 vai valer classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 em seis classes. As primeiras regatas estão marcadas para o próximo dia 20, no Iate Clube de Santa Catarina – Sede Oceânica, Jurerê, a partir de 12h.

Nas classes Fórmula Kitesurfe, Snipe Mista, RS:X Masculina, RS:X Feminina e Laser Standard, a Copa Brasil será o evento que vai definir quais velejadores vão representar o Brasil em Lima 2019 (sujeito a validação posterior pelo Comitê Técnico da Vela). Já na Nacra 17, a competição vale vaga para o país e para os atletas no Pan. Para a Fórmula Kite e a Nacra 17, a disputa é ainda mais especial, já que também é válida como Campeonato Sul-Americano a caminho da estreia dessas duas classes em Jogos Pan-Americanos.

Mais informações: http://copabrasildevela.cbvela.org.br/

 

Serviço: Sul-Brasileiro de Optimist e Copa Brasil de Vela

 

Evento: Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist

Data: 15 a 18 de novembro

Local: Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, Jurerê

Classes em disputa: Optimist

 

Evento: Copa Brasil de Vela

Data: 19 a 24 de novembro

Local: Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, Jurerê

Classes em disputa: Kitefoil, Nacra 17, 49er, 49er FX, Finn, Laser Standard, Laser Radial, RSX Masculino, RSX Feminino, 470 Masculino, 470 Feminino, Snipe, Lightning, além do 420 Masculino, 420 Feminino, Nacra 15 e RSX Masculino e Feminino pela Copa Brasil da Juventude

 

O 40º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist e a Copa Brasil de Vela serão realizados no Iate Clube de Santa Catarina e fazem parte do Projeto Calendário Náutico 2018/2019 – Cidade de Florianópolis – ANO 3 – nº SLIE 1712751-36 – Processo nº 58000.110106/2017-57, da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com os patrocínios da Engie Energia, Nortox, Dibrape, Oriste Contabilidade, ST Importações e Umberto Gobatto. Os dois eventos contam ainda com o patrocínio do Hospital Baía Sul e da Clínica Imagem.

A Copa Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, com patrocínio oficial do Bradesco desde a primeira edição, e conta ainda com a parceria da Federação de Iatismo de Santa Catarina e do Iate Clube de Santa Catarina.