17/10/2017

Flotilha do ICSC mostra grande evolução no encerramento da Semana de Vela de Buenos Aires

Iate Clube de Santa Catarina foi representado por cinco velejadores em competição realizada na Argentina

Terminou nessa segunda-feira (16) a Semana de Vela de Buenos Aires, considerada uma das maiores competições náuticas do mundo. Após doze dias de competições e treinamentos a flotilha do ICSC encerrou sua participação apresentando uma grande evolução. Acompanhados do treinador Bernardo Luz, os velejadores Clara Mateus, João Marcelo, Guilherme Menezes e Fernando Menezes, no Optimist, e Tiago Silva na 420, em parceria com Imanol Vilasetru (YCO), foram os representantes catarinenses na Argentina.

“O campeonato foi muito bom para o crescimento e amadurecimento dos nossos velejadores. Conseguimos notar muitas melhoras, especialmente nas largadas. Notamos uma evolução também na confiança e na noção de tática, inclusive algo que foi notado por eles mesmos. Essas competições e viagens são importantes para que eles possam amadurecer como atletas e também para a vida. Foi um excelente aprendizado. Agora é partir para o Sul-Brasileiro em novembro”, avaliou o treinador Bernardo Luz.

Ao final das dez regatas disputadas Guilherme Menezes foi o velejador mais bem ranqueado do clube terminando na 41ª posição entre os 241 participantes na flotilha de Optimist Veterano. Guilherme cresceu muito nos últimos dias subindo obtendo ótimos resultados. Fernando Menezes também ganhou diversas posições encerrando em 64º lugar no geral. Clara Cardosos terminou em 85ª no geral e em 20º na categoria Feminino. João Marcelo Carlin foi o 151º no geral e 12º na categoria Sub-12.

Na 420 Tiago Silva e Imanol Vilasetru (YCO) também tiveram uma grande melhora subindo posições na classificação geral. A dupla terminou em 21º.

Conhecida por ser uma das maiores Semanas de Vela do mundo, a competição em Buenos Aires reuniu, em 2017, mais de 800 embarcações nas seguintes classes: Optimist, 420, 470, Laser (Standard, Radial e 4.7), 29er, 49er, 49ER fx, f18m Snipe, Lightning, Star, Soling, J24, J70, Grumete, Conte 24, OD27, S33, Match 30, Waszp, Moth, Finn, Nacra 15 y 2.4 mR.

Para mais informações: http://semanadebuenosaires.org.ar

A flotilha do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha participa da Semana de Vela através do apoio do Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – CALENDÁRIO NÁUTICO 2017- Cidade de Florianópolis – ANO 2 – Nº SLIE: 1611180-03- Processo nº 58000.006673/2016-29, conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro