26/09/2016

Moleque vence REFENO na classe RGS Geral

Comandados por Marcelo Gusmão, equipe representou o ICSC na Regata Recife-Noronha

Realizada nesse final de semana, a Regata Recife-Noronha – REFENO – chegou a sua 28ª edição e mais uma vez o Iate Clube de Santa Catarina foi muito bem representado. Comandados por Marcelo Gusmão, a tripulação do veleiro Moleque conquistou o título da regata na classe RGS, chegando a paradisíaca Fernando de Noronha a 00:52 dessa segunda-feira, após mais de 36h de velejo entre o Marco Zero de Recife e a Praia do Boldró. No tempo corrigido, a equipe fechou em 33h23min31seg.

Considerada a primeira regata oceânica do país, a REFENO compreende um percurso de 292 milhas náuticas, o equivalente a 545 quilômetros. Segundo Gusmão, a tripulação acertou na tática durante a prova o que ajudou a equipe a conquistar o título. “A REFENO começou com ventos de 11-16 nós e a primeira noite foi bem dura, com ventos de até 20 nós. No segundo dia optamos por velejar a barlavento e isso foi decisivo para nós”, explicou.

Além do comandante Marcelo Gusmão, a tripulação do veleiro Moleque foi formada por Fabiano “Quick” Vitorino, Reanto Martins de Araújo, Edmundo Grisard, Guilherme Andrade, Humberto Albuquerque, Patrick Goeldner, Ricardo de Carvalho e Gastão Furlin Filho, todos defendendo as cores do Itajaí Sailing Team.

Os velejadores permanecem em Fernando de Noronha até sexta-feira onde farão ações sociais distribuindo kits escolares em escola pública. Os próximos compromissos da equipe catarinense serão a Regata Santos-Rio e o Circuito Rio.