06/07/2016

Dia de pouco vento em Ilhabela

Terroso foi o Fita-Azul na IRC e Zephyrus venceu na RGS

Assim como nas regatas longas, que abriram a 43ª Semana de Vela de Ilhabela no último domingo (3), a terça-feira (5) foi de pouco vento no litoral de São Paulo e os barcos sofreram para concluir as disputas de barla-sota no Canal de São Sebastião. As regatas de HPE 30 e C30 foram canceladas e as de RGS tiveram percurso encurtado, enquanto que na classe ORC apenas um barco, entre os dezenove veleiros inscritos, completou a regata. O destaque do dia fica por conta da vitória do atual campeão brasileiro Zephyrus, no RGS Geral.

Comandados por Sergio Sevelliano, a tripulação catarinense conseguiu se achar bem nas difíceis condições de Ilhabela somando uma importante vitória na disputa pelo título geral da competição. Com o resultado, a embarcação do Iate Clube de Santa Catarina passa a ocupar o 2º lugar na classificação da RGS C com quatro pontos perdidos, um a mais do que o líder Rainha Empresa Capital.

Com quarenta e três embarcações na raia da classe RGS, o Zephyrus foi o mais consistente nessa terça, velejando de forma técnica e inteligente. Após o tempo corrigido, o veleiro catarinense venceu a regata com mais de nove minutos de vantagem para o segundo colocado.

Entre as embarcações da Classe IRC, o Terroso, de Carlos Augusto de Matos, terminou a regata em quarto lugar após correção de tempo, mas foi o Fita-Azul, enquanto o Itajaí Sailing Team, de Marcelo “Gusmão” Reitz, terminou em sexto. Após a vitória na regata longa, a equipe de Itajaí ocupa agora o quarto lugar na classificação geral com 7 pontos perdidos, contra seis Asbar IV e Rudá (3º e 2º, respectivamente) e 4 do líder BL3 Urca. O Terroso vem logo atrás com 11pp em 6º lugar.

Em uma situação muito atípica, a classe ORC contou apenas com um veleiro completando a regata. O Carioca 25 conseguiu largar muito bem e traçou como estratégia uma aproximação da costa para fugir da correte, o que acabou dando certo. Absoluto (Pedro Prosdocimo) e Catuana Kim (Paulo Cocchi), os representantes do ICSC na classe, não terminaram a regata.

Com o cancelamento das regatas de C30, a classe segue com a mesa pontuação, com o Katana à frente da flotilha. Os catarinenses têm 3 pontos perdidos, enquanto o Zeus Team aparece em 5º com 9pp.

Os resultados da competição estão disponíveis no site: http://svilhabela.com.br/2016/resultados/