24/04/2016

Flotilha de Optimist do ICSC classifica quatro atletas para competições internacionais

Resultado mostra a grande evolução da flotilha catarinense, que terá dois representantes no Campeonato Europeu e dois no Campeonato Norte-Americano.

Mais uma vez a flotilha de Optimist do Iate Clube de Santa Catarina mostrou que está no caminho certo e em franca evolução. Depois classificar dois atletas para o Sul-Americano, disputado em Salinas, após o Brasileiro da classe disputado em Florianópolis, no mês de janeiro, a equipe catarinense mais uma vez fez história finalizando o Campeonato Centro Brasil com quatro atletas classificados para as competições internacionais. José Irineu (7º) e Guilherme Durieux (9º), representantes do estado em Salinas, garantiram vaga para o Campeonato Europeu, enquanto Samer Kayali (21º) e Guilherme Berenhauser (27º) vão para o Norte-Americano.

Realizado em Ilhabela, litoral de São Paulo, os melhores velejadores de Optimist do país competiram em busca de uma das vagas na equipe brasileira de vela nas competições internacionais mais importantes da classe. Os cinco primeiros garantiram vaga para o mundial, enquanto os próximos cinco confirmaram a vaga na competição europeia. Dessa forma, José Irineu e Guilherme Durieux, disputam, entre os dias 15 e 22 de julho, o Campeonato Europeu, em Crotone, na Itália.

Já Samer Kayali e Guilherme Berenhauser também representarão o país, mas no Norte-Americano, que será realizado em Antígua, entre 10 e 18 de julho. A vaga foi confirmada após a dupla ter ficado entre os 20 atletas sequentes aos dez primeiros. Outra ótima notícia para a flotilha catarinense veio após a convocação do treinador Bernardo Luz, do ICSC, para acompanhar a delegação nacional como técnico de equipe no Norte-Americano.

Em 2015, o ICSC classificou dois velejadores para o Norte-Americano (Rafael Servaes e Guilherme Berenhauser) e em 2016 foram duas vagas no Sul-Americano, duas no Europeu, duas no Norte-Americano e mais um treinador na seleção o que comprova a grande evolução e o trabalho bem feito com as categorias de base do Iate Clube de Santa Catarina.

Além dos quatro velejadores classificados para as competições internacionais, o Iate Clube de Santa Catarina foi representado por Luca Miguel (64º), Isabela Faria (73º) e Lucas Romanoviski (79º). Destaque também para jovem velejadora Sofia Faria, campeã na categoria Mirim Feminino e 123º na classificação geral da competição.

Estreantes sobem ao pódio:

Outra grande notícia para a vela de base do Iate Clube de Santa Catarina veio nos resultados dos velejadores Estreantes. Clara Cardoso Mateus foi a grande campeã mirim feminina, além de conquistar a segunda posição no geral de sua faixa-etária e o 11º lugar entre todos os Estreantes. Stella Vasconcellos também conquistou o título na categoria Juvenil Feminino, além do 21º lugar geral. João Marcelo Carlin também representou o ICSC muito bem terminando a competição em 26º.