03/04/2016

Final de semana perfeito para a segunda etapa da Copa Veleiros de Monotipos

Etapa realizada em Jurerê valeu também como primeiro evento do estadual de Optimist.

Mais uma vez o vento nordeste, característico da raia de Jurerê, soprou com boa intensidade neste domingo, próximo dos dez nós, finalizando um final de semana perfeito na Sede Oceânica, palco da segunda etapa da Copa Veleiros de Monotipos. Mais de oitenta velejadores participaram da competição que valeu também como um dos três eventos do Campeonato Estadual de Optimist. Destaque também para a boa presença de atletas de outros clubes, que ajudaram a compor as flotilhas de Optimist, Laser, Snipe, Dingue e Prancha a Vela.

Velejando muito bem durante todo o final de semana, José Irineu venceu todas as regatas na Optimst Veterano e venceu a competição com uma campanha perfeita. Em segundo lugar ficou Guilherme Durieux, que assim como José Irineu representou o ICSC no Sul-Americano de Optimist, realizado em março no Equador. Durieux recuperou-se neste domingo e fechou a etapa na segunda posição, seguido por Guilherme Berenhauser, 3º colocado.

O mesmo cenário repetiu-se na Optimist Estreante. Luis Felipe Machado finalizou uma campanha com cinco vitórias após vencer as duas regatas neste domingo, faturando o título da etapa. Stela Vasconcellos e Clara Cardoso, ficaram com as 2ª e 3ª posições, respectivamente. Agora a flotilha de Optimist do ICSC volta suas atenções para Ilha Bela, onde acontece a Seletiva para o Mundial da Classe, no feriado de Tiradentes.

Com quinze duplas na água, a classe Snipe foi a mais numerosa deste final de semana e contou com um ótimo duelo pelo título, definindo apenas na última regata. Após terminar o sábado na liderança, a dupla Adriano Santos e Christian Franzen venceram a última disputa do dia, confirmando o título da etapa com um ponto de vantagem sobre Felipe Linhares e Alexandre Niedaurer. Foram três vitórias dos vencedores contra duas da dupla vice-campeã. Daniel de Matos e Andreis Castro fecharam o pódio no 3º lugar.

Com a proximidade do Campeonato Brasileiro de Dingue, que será realizado em setembro no Iate Clube de Santa Catarina, a flotilha da classe ganha cada vez mais força com presença de muitos velejadores. E neste final de semana mais uma vez uma bela disputa marcou a Copa Veleiros de Monotipos. O Lagoa Iate Clube dominou as duas primeiras posições do pódio, com vitória de Eduardo Fernande e Marcelo Garcia, com apenas um ponto de vantagem sobre Marcio Torquato e Gabriel de Paula. Em terceiro lugar ficou a dupla Marcia Maciel e Sofia Tratz, do Cota Mil Iate Clube do Distrito Federal.

Outro grande duelo marcou a classe Laser Radial. Fabio Ramos, segundo colocado até o sábado, venceu as duas regatas realizadas nesse domingo e garantiu o título da etapa com vantagem mínima sobre Nalton Coelho, do Lagoa Iate Clube. Em terceiro lugar ficou Marcílio Costas.

Na Standard, Alex Veeren manteve a ponta com mais duas vitórias, fechando o domingo com campanha irretocável. Edmundo Grisard ficou em segundo seguido por Paulo Schaefer, 3º.

Fechando o final de semana, destaque para a flotilha de Prancha a Vela do clube Santo Vento, que permaneceu em peso na raia de Jurerê. Aldo Netto foi o vencedor da etapa, com José Raymund em 2º e Ormali Camargo, em 3º.