28/03/2016

Dupla catarinense encerra participação no Sul-Americano de Optimist

José Irineu foi o 53º no geral, enquanto Guilherme Durieux ficou em 3º na flotilha bronze

Terminou no final da última semana o Campeonato Sul-Americano da Classe Optimist, realizado desde o dia 19 de março, em Salinas, no Equador. Após alguns anos sem representantes, o Iate Clube de Santa Catarina contou com a participação dos velejadores José Irineu e Guilherme Durieux, classificados pelo evento após as boas campanhas no Campeonato Brasileiro, realizado na Sede Oceânica de Jurerê, no mês de janeiro.

Após os três primeiros dias da fase de classificação, os atletas foram separados em três flotilhas: ouro, prata e bronze. José Irineu conseguiu bons resultados na primeira fase e conseguiu um lugar entre os 54 melhores colocados, enquanto Guilherme Durieux terminou a fase de classificação em 113º, disputando a flotilha bronze.

Na segunda fase, José Irineu competia na flotilha que valia medalha e após mais quatro regatas conseguiu ganhar uma posição, terminando o evento em 53º lugar. Guilherme Durieux cresceu nas regatas finais, chegando em 2º na última regata da competição, terminando em 3º na flotilha bronze e 111º no geral.

Em 2015 a dupla já havia competido internacionalmente na Semana de Vela de Buenos Aires, mas essa foi a primeira vez que a dupla do Iate Clube de Santa Catarina participou de uma competição internacional compondo a Seleção Brasileira.

Agora a dupla retorna à Florianópolis para os treinamentos visando a Seletiva para o Mundial, que neste ano acontece no Feriado de Tiradentes, em Ilha Bela.