15/03/2016

José Irineu e Guilherme Durieux representam o ICSC no Sul-Americano de Optimist

Dupla da flotilha de Optimist do Veleiros da Ilha embarcou para Salinas, no Equador, local do evento.

Os velejadores José Irineu e Guilherme Durieux embarcaram para Salinas, no Equador, onde entre os dias 17 e 25 de março acontece o Campeonato Sul-Americano de Optimist. A dupla da flotilha de Optimist do Iate Clube de Santa Catarina faz parte da delegação brasileira que contará com 15 velejadores na competição.

As vagas foram definidas durante o Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado no mês de janeiro, na sede oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê. Na ocasião, José Irineu foi o 7º colocado, enquanto Guilherme Durieux conquistou o 12º lugar, provando a ascensão da flotilha do Veleiros da Ilha na classe.

As regatas estão programadas para começar no dia 19 de março, seguindo um esquema de competição parecido com o Brasileiro. Os três primeiros dias estão reservados para as disputas individuais, que definem os melhores colocados da primeira fase. No quarto dia acontece a competição por equipes e o quinto dia será de descanso. A competição terá mais dois dias de regatas com a fase final e a definição dos campeões.

Viajando pela primeira vez com a delegação brasileira, José Irineu e Guilherme Durieux terão pela frente uma grande experiência, mas não será nenhuma novidade para a dupla competir fora do país. Em 2015, a dupla, assim como os demais velejadores da flotilha, participou da Semana de Vela de Buenos Aires, através do Projeto de Lei de Incentivo.

Além disso, o Iate Clube de Santa Catarina vem apostando muito na categoria de base, trazendo eventos importantes do calendário nacional para Florianópolis, como o Brasileiro de Optimist e a Seletiva para o Mundial, realizada em 2015, também em Jurerê.