Resultado final
Danilo CabocloA 12ª Regata Marejada, um dos eventos mais aguardados da temporada de vela oceânica catarinense, proporcionou as tripulações um velejo especial nesse sábado, quando treze embarcações largaram de Jurerê rumo a Itajaí com a companhia do vento sul. Com rajadas de até 20 nós, a regata se tornou ainda mais técnica para a alegria das equipes. Além disso, a previsão de chuva foi contrariada por uma linda tarde de sol completando um cenário perfeito ao longo das 32 milhas.
As primeiras classes a largar foram RGS e Início/Retorno, que deram início à competição às 10h. Com o maior número de veleiros inscritos, a RGS A contou com uma disputa particular entre os veleiros Plâncton e Açores III. Apesar de ser um evento de percurso longo, o título da etapa foi definido por uma pequena margem de diferença após o tempo corrigido com vitória para o Plancton com pouco mais de um minuto de vantagem sobre o Açores III. Atual campeão brasileiro da classe, o Zephyrus veio em terceiro, seguido por Bruxo, Bom Abrigo e Taura 1.
Na RGS Cruzeiro, o Xamego levou a melhor sobre Quival após o tempo corrigido, enquanto na Início Retorno o Guga Buy foi o vencedor na disputa particular com o Mar Sem Fim.
Os barcos mais velozes, das classes C30, IRC, largaram às 11h e deram uma verdadeira aula de velejo. O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o Itajaí Saling Team, levando pelo segundo ano o Troféu Fita Azul. A equipe da casa foi recebida pelo público que lotou a Vila da Regata, em Itajaí, seguido pelo Terroso, segundo colocado na classe IRC. Segundo veleiro mais veloz do dia, o Zeus Team, completou a regata em primeiro lugar na C30.
Válida como nona etapa da Copa Veleiros de Oceano, a Regata Marejada contou também como último evento do Campeonato Estadual de Oceano, definindo os campeões catarinenses de 2016. Confira a lista dos vencedores:
Campeões estaduais:
RGS Cruzeiro: Quival – Comandante Édio Luz
RGS A: Açores III – Comandante Adalto Novo
C30: Zeus Team – Comandante Inácio Vandresen
ORC: Absoluto – Comandante Pedro Prosdócimo
IRC: Itajaí Sailing Team – Comandante Marcelo “Gusmão” Reitz
A décima e última etapa da Copa Veleiros de Oceano será realizada no dia 10 de dezembro, quando são esperados dezenas de embarcações para a tradicional Volta à Ilha de Santa Catarina. O evento chega a sua 48ª edição em 2016.
Projeto de Lei de Incentivo:
A Copa Veleiros de Oceano é realizada pelo Iate Clube de Santa Catarina com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, através do Ministério dos Esportes. Buscando dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo clube junto a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto chega a sua quarta fase e para este ano 16 eventos farão parte do Calendário Esportivo Náutico da Cidade de Florianópolis. O presente projeto, além de manter uma estrutura técnica para as classes de vela Optimist, Laser e Snipe e Dingue e também continua estruturando o clube com equipamentos/estrutura adequada, além das competições do clube.
O PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2016 – CIDADE DE FLORIANÓPOLIS – Nº SLIE: 1509512-64 – PROCESSO Nº 58701.002408/2015-93., conta com os patrocínios das empresas ENGIE Tractebel Energia, Tickets Serviços, Clemar Engenharia, ST Importações, Diprape, Oscitec, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro.