12ª REGATA MAREJADA
9ª Etapa da Copa Veleiros de 2015
Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha.
Florianópolis – SC
07 de novembro de 2015
2º AVISO DE REGATAS
- REGRAS:
- 1 A regata será regida pelas regras, tais como enumeradas nas definições das Regras de Regata à Vela 2013-2016 (RRV).
- Aplicam-se as determinações da ABVO, Regras da ORC (IMS), ISAF SpecialRegulations cat. 4, Regras da Classe RGS, Regras da Classe C30, Regulamento da Proa Rasa e Regulamento da Copa Veleiros da Ilha
2. ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÕES:
- A regata será aberta às classes ORC, C30, RGS A, B e Cruzeiro e Proa Rasa. Os barcos elegíveis deverão preencher o formulário de inscrição na Secretaria Náutica do ICSC até as 09h do dia 07 de novembro de 2015. Será cobrada, no ato da inscrição, uma taxa de R$ 50,00 (Cinquenta) por embarcação
- Elegibilidade:
ORC: a) Apresentar, no ato da inscrição, cópia do certificado de medição válido com a folha 02;
- b) Atender às exigências da ISAF SpecialRegulations categoria 4;
- c) Obrigatória pesagem da tripulação.
C30: a) Apresentar cópia do certificado de medição válido.
- b) Atender às exigências da ISAF SpecialRegulations categoria 4;
- c) Obrigatória pesagem da tripulação.
RGS:
- Apresentar, no ato da inscrição, cópia do certificado de medição válido.
PROA RASA:
- a) Apresentar, no ato da inscrição, cópia do certificado de medição válido.
2.3 Alterações e/ou apresentação de novos certificados ou solicitação para determinação de rating para barcos não medidos, serão aceitas até o final da reunião de comandantes.
2.4 Em todas as classes será permitida a inclusão de um tripulante mirim (até 15 anos e peso até 55 quilos) sem que ele ou seu peso sejam considerados para o conjunto da tripulação e portanto sem produzir efeitos no certificado de medição. A comprovação da condição é de responsabilidade do comandante e deve ser feita na secretaria até às 09h de 07/11/2015.
- PROGRAMAÇÃO:
04/11/2015 (Qua.) | 19:30 h. | Reunião de ComandantesComidão |
07/11/2015 (Sáb.) | 10:00 h. 11:00 h.
18:00 h. |
Início da sinalização de partida para as classes RGS B, RGS Cruzeiro e Proa Rasa.Início ad sinalização de partida para as classes RGS A, C30 e ORC.Premiação e confraternização no palco principal da Marejada. |
3.1 Um barco que não parta até decorridos 10 minutos de seu sinal de partida será considerado DNS. (modifica a regra A4).
- LOCAL E PERCURSOS:
4.1 Sede Oceânica do ICSC, com o seguinte percurso:
4.1.1 Largada próximo ao trapiche de Jurerê entre CR e boia;
4.1.2 Percurso Livre;
4.1.3 Chegada próximo à Ponta de Cabeçudas, entre CR e boia.
- PONTUAÇÃO:
5.1 Para as classes BRGS e Proa Rasa será utilizado o sistema de tempo sobre tempo (TMFAA), para a classe ORC, sistema de correção de tempo por “Linha de Performance” e para a classe C30 o tempo real.
- COMUNICAÇÃO POR RÁDIO:
- O canal de comunicação será o VHF 69.
- Um barco não poderá fazer transmissões por rádio enquanto estiver em regata, nem receber comunicações não disponíveis para todos os barcos. Esta restrição se aplica também a celulares.
- PREMIAÇÃO*:
7.1 Serão premiados: ORC – 1º ao 3º lugar Geral, C30 – 1º ao 3º lugar, BRA-RGS “A” – 1º ao 3º lugar, BRA-RGS “B” – 1º ao 3º lugar, “Cruzeiro” – 1º ao 3º lugar e “Proa Rasa” – 1º ao 3º lugar.
*Com até três barcos por classe, premia o 1º lugar.
*Com até quatro barcos por classe, premia 1º e 2º lugares
*Com cinco ou mais barcos por classe, premia 1º, 2º e 3º lugares
- PROTESTOS:
8.1 O prazo para protestos será de uma hora contada a partir da chegada da embarcação da CR na sede do evento após a chegada dos barcos. (Altera-se a regra 61.3).
9. RESPONSABILIDADE:
9.1 O Clube adota as normas estabelecidas pela Portaria nº 0026/94 da Diretoria dos Portos e Costas do Ministério da Marinha. Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a regra 4, Decisão de Competir. O ICSC não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte relacionados diretamente com a série de regatas e seus antecedentes, durante ou depois de completado o evento.
- INFORMAÇÕES:
10.1 Secretaria Náutica do ICSC, 7811 7061 com Lucas ou Fogaça.
- TÁBUA DE MARÉS
07 de Novembro de 2015
Porto de Florianópolis | Porto de Itajaí |
06:32 – 0.3 | 06:12 – 0.3 |
11:43 – 1.0 | 11:55 – 0.9 |
18:19 – 0.3 | 18:01 – 0.4 |
23:47 – 1.0 | 23:27 – 0.9 |
PRÓXIMA REGATA: 05 de dezembro – Regata Volta a Ilha e Volta a ilha do Largo e Ratones – 10ª Etapa Copa
Resultado final
Danilo CabocloA cidade de Itajaí parou neste final de semana para mais uma vez respirar os ares da vela oceânica. Além da chegada da Transat Jacques Vabre, a cidade do litoral norte catarinense recepcionou os veleiros que participaram da 12ª Regata Marejada, realizada pelo Iate Clube de Santa Catarina em parceria com a Associação Náutica de Itajaí (ANI), válida como nona e penúltima etapa da Copa Veleiros de Oceano.
A equipe da casa, o Itajaí Sailing Team, foi o fita azul da regata (primeiro barco a cruzar a linha de chegada independente da classe), travando um belo duelo com Catuana Kin e Absoluto. A largada ocorreu em frente à Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, em Jurerê, com vento fraco de no máximo 5 nós (8km/h) o que dificultou muito a vida dos velejadores.
Ao longo do dia as condições foram melhorando um pouco, mas com ventos entre 8 e 10 nós (12 a 15km/h), o que exigiu bastante das equipes. Após a chegada e a correção dos tempos, o título da classe ORC ficou nas mãos do veleiro Absoluto, do comandante Pedro Prosdócimo.
A Classe C30 teve vitória do Corta Vento. A RGS A premiou o Açores III como o mais rápido, seguido por Argonauta, vice-campeão, e Garrotilho, terceiro colocado. Na RGS B, o Bom Abrigo ficou com o título da regata, assim como o Eyphoria na RGS C. Fechando o sábado, o Xamego levou a melhor na RGS Cruzeiro, com o Quival na segunda posição.
A premiação do evento aconteceu no palco principal da Marejada, que recebeu milhares de pessoas ao longo do dia, proporcionando um momento único para a vela oceânica do Iate Clube de Santa Catarina em parceria com a Associação Náutica de Itajaí. “Para nós é motivo de muita alegria poder concluir mais um evento aqui em Itajaí. Agradecemos a presença de todos e aos esforços dos envolvidos. Com certeza estaremos aqui no ano que vem”, ressaltou Alexandre de Carlos Back, Comodoro do Iate Clube de Santa Catarina.
André “Bochecha” Fonseca retorna a Itajaí:
Neste sábado outro momento muito especial chamou a atenção do público que lotou a Vila da Marejada. Recebido como herói durante a parada Volvo Ocean Race na cidade, o velejador André “Bochecha” Fonseca, único brasileiro a participar da regata de volta ao mundo, participou da Regata Marejada a convite do Itajaí Sailing Team e ficou bastante contente com a oportunidade.
“Foi uma regata muito bacana. Apesar da agenda corrida, quando recebi o convite do pessoal eu aceitei na hora. Eu conheço a maioria dos velejadores da equipe e isso foi importante. Todos fizeram um ótimo papel apesar das difíceis condições de hoje (sábado). Voltar para cá é muito gratificante e traz ótimas recordações”, disse Bochecha.