10/01/2024
52º Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry define os classificados para a fase final da competição
Joana Freitas segue com vitórias em todas as regatas após as disputas desta quarta-feira (10)
O 52º Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry chegou ao final da fase classificatória individual nesta quarta-feira (10). Em mais um dia com excelentes condições de sol e vento nordeste variando entre 10 e 14 nós, duas regatas foram realizadas, completando as seis previstas para a primeira fase. Dessa forma, as flotilhas ouro, prata e bronze foram definidas. O destaque vai para a liderança de Joana Freitas, do Rio de Janeiro, que continua na primeira posição, com vitórias em todas as regatas.
Com 5 pontos perdidos, Joana Freitas está fazendo uma campanha perfeita até o momento, tanto que seu pior resultado é um primeiro lugar. No entanto, mesmo com um desempenho excelente, a atleta do Iate Clube do Rio de Janeiro sabe que a competição será acirrada até o último dia. “Quero continuar velejando e largando bem. O importante é manter uma boa média. Sei que vai ficar mais difícil daqui para frente. Tive mais um dia bom, largando e contornando bem as boias. Estou feliz com o meu desempenho”, afirmou a líder da competição.
Na vice-liderança, com 8 pontos perdidos, está Arthur Back, seguido por Laura Neves, com 10 pontos perdidos, e Eduardo Backheuser, com 11 pontos perdidos, todos do Rio de Janeiro. Em quinto lugar está o atleta do Veleiros da Ilha, Theo Sartor, que venceu uma regata nesta quarta-feira, totalizando 12 pontos perdidos após o descarte. “O dia foi muito bom. Consegui vencer a última regata. O importante é que estou com uma boa média e sem descartes para a fase final, onde tudo será decidido. O importante foi manter uma boa média. Na flotilha ouro, tudo pode acontecer”, avaliou Theo.
Flotilha Ouro:
Com a conclusão das regatas individuais, as flotilhas ouro, prata e bronze foram definidas, e os 61 primeiros colocados continuam na disputa pelo título da competição. Além de Theo Sartor, o Veleiros da Ilha terá mais quatro atletas na disputa: Henrique Sasaki, que está em 7º lugar com 20 pontos perdidos, Felipe Strassburger em 18º lugar com 37 pontos perdidos, Lara Candemil em 25º lugar com 48 pontos perdidos, e Lucas Leal em 31º lugar com 61 pontos perdidos.
Na fase final, que começará na sexta-feira (12), serão realizadas mais seis regatas, sendo duas por dia, até domingo. A definição do título se dará pela soma da pontuação de todas as regatas, excluindo o pior resultado (descarte).
Nesta quinta-feira (11), as competições individuais darão lugar ao Campeonato Brasileiro por Equipes, com dezesseis times disputando o título.
Flotilha do Veleiros da Ilha:
Além dos classificados para a ouro, o Veleiros da Ilha terá representantes nas demais flotilhas. Joaquim Krauspenhar, em 79º lugar, Gustavo Borges, em 82º lugar, e André Borges, em 85º lugar, competirão na flotilha prata. Sofia Paradeda, em 123º lugar, e Barbara Furlin, em 168º lugar, disputarão na flotilha bronze.
Classificação do Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry após duas regatas (10 primeiros)
1 – Joana Freitas (ICRJ – RJ) – 5pp
2 – Arthur Back (ICRJ – RJ) – 8pp
3 – Laura Neves (ICRJ – RJ) – 10pp
4 – Eduardo Backheuser (ICRJ – RJ) – 11pp
5 – Théo Sartor (ICSC – SC) – 12pp
6 – Manuel Bragança (ICRJ – RJ) – 17pp
7 – Henrique Sasaki (ICSC – SC) – 20pp
8 – Bruno Moraes (ICRJ – RJ) – 21pp
9 – Uma Creixell (CDJ – RS) – 21pp
10 – Livia Quintas (ICES – ES) – 24pp
Programação e Serviço – 52º Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry
Local: Sede Oceânica – Veleiros da Ilha, Jurerê
Data: 8 a 14 de janeiro
11 de janeiro
Campeonato Brasileiro por Equipes
12 de janeiro a 14 de janeiro
A partir das 13h – Regatas da série final do Campeonato Brasileiro de Optimist Oakberry