06/10/2021

Domingo de bons ventos pela Copa Veleiros de Monotipos em Jurerê

Regatas de sábado foram canceladas devido à falta de ventos

O final de semana foi de dois dias bastante opostos na raia de Jurerê. No sábado, data da quinta etapa da Copa Veleiros de Monotipos, o vento teimou em não aparecer e por mais que a comissão tentasse, não foi possível realizar nenhuma regata. Sendo assim, as disputas do fim de semana ficaram reservadas para o domingo, quando o vento nordeste apertou para a alegria dos velejadores.

A sexta etapa da Copa Veleiros de Monotipos contou com quarenta embarcações na Sede Oceânica. O vento nordeste foi ganhando força ao longo das regatas, chegando aos 15 nós, e as regatas foram bastante disputadas. 

Com presença de velejadores do Veleiros da Ilha, Lagoa Iate Clube, Clube dos Jangadeiros e Veleiros do Sul, estes dois últimos de Porto Alegre, a categoria Optimist contou com vinte embarcações na raia, entre Veteranos e Estreantes. Nas disputas entre os Veteranos, vitória para Davi Neves, do ICSC, na classificação geral, com Antônia Gick em segundo e Antonella Dalpiaz em terceiro, ambas do Veleiros do Sul.

Pela categoria Estreantes, Lucas Leal, do Lagoa Iate Clube, foi o vencedor da etapa, com Ana Clara Furlin em segundo (e campeã no naipe Feminino) e Felipe Amado em terceiro, ambos do Veleiros da Ilha. 

A classe ILCA contou com dez velejadores na água. Na ILCA 4, antigo Laser 4.7, o campeão foi o atleta Gabriel Vatajo, seguido por Brenda Furlin e Yasmin de Oliveira. Nas disputas de ILCA 6 (Radial) título para Maria Cristina Boabaid com Ivo Scampini em segundo. Por fim, nas disputas de ILCA 7 (Standard) melhor para Anderson Candemil, campeão da etapa, seguido por Leonardo Back e Marcelo Gusmão. 

A classe 29er contou com três duplas na água, mas em um formato diferente. Lívia Nogueira velejou como proeira com dois timoneiros diferentes, João Marcelo Carlin e Clara Meyer Mateus, mostrando grande senso de companheirismo. Os duelos no formato Match Race com a dupla Guilherme Menezes e Fernando Menezes elevou ainda mais o nível da flotilha, que segue em ritmo forte de preparação para as competições nacionais. 

Por fim, na classe Snipe, Felipe Linhares e Andreis Castro venceram o duelo acirrado contra Daniel Matos e Alexandre por apenas um ponto. Uma das classes de maior nível técnico do Clube, a competição novamente foi definida no detalhe. Michel Durieux e Guilherme Durieux completaram o pódio.

Confira as fotos do final de semana clicando aqui

As próximas etapas da Copa Veleiros de Monotipos acontecem nos dias 13 e 14 de novembro.