10/08/2021

Fim de semana clássico com regatas e Dia dos Pais na Sede Central

Copa Veleiros de Monotipos foi realizada em condições perfeitas na Baía Sul

Um final de semana espetacular! Essa é a melhor forma para descrever o sábado e domingo em Floripa. E para deixar os dias ainda melhores, a Sede Central reviveu parte da história da vela do Iate Clube de Santa Catarina com a realização das etapas 3 e 4 da Copa Veleiros de Monotipos. Não bastasse a massiva presença dos velejadores catarinenses, e também dos que vieram de Porto Alegre e do Rio de Janeiro, o final de semana foi marcado pela celebração do Dia dos Pais no Deck da Lanchonete Barlavento.

Uma união perfeita, que trouxe o esporte e o social mais próximos. Associados puderam acompanhar de perto as disputas que se desenrolaram na Baía Sul, com três regatas em cada dia para as classes Optimist, Laser, Snipe e 29er. No sábado, as condições foram marcadas por tempo um pouco mais fechado, com ventos norte/noroeste soprando entre 10 e 12 nós. Já no domingo, o sol deu as caras e o clássico vento nordeste apertou para até 15 nós, para alegria dos atletas.

As disputas da categoria Optimist foram marcadas pelo grande número de jovens velejadores. Vinte atletas prestigiaram as etapas, confirmando a maior flotilha da etapa. Pela classe Veteranos, os títulos foram para Arthur Back, nas duas etapas, sendo que na 3ª o vice-campeonato geral foi para Lara Candemil e na 4ª para Felipe Strassburger. Já as terceiras posições foram para os velejadores Heitor Rangel e Davi Neves, respectivamente.

Boas disputas também marcaram a clase Optimist Estreantes. No sábado o título ficou com o velejador Davi Zanchin, enquanto Ana Clara Carlin subiu ao pódio na segunda posição e Fernanda Schramm foi o terceiro. Já no domingo, o título da etapa foi de Fernanda Schramm, com Davi Zanchin em segundo e Felipe Amado em terceiro.

As disputas do Laser foram divididas nas três categorias da classe. No 4.7, o pódio se repetiu nas duas etapas, com Brenda Furlin em primeiro lugar, Gabriel Vantajo em segundo e Yasmin de Oliveira na terceira posição. Já nas disputas de Radial, dois atletas faturaram os títulos do final de semana. No sábado, Guilherme Takase levou a melhor, com Luana da Silva na segunda posição e Ivo Scampini em terceiro. No domingo, Luana foi a vencedora, seguida por Nalton Coelho e Ivo Scampini. Fechando as disputas de Laser, na classe Standard o velejador Leonardo Back venceu as duas etapas, com Anderson Candemil em segundo, também nos dois dias.

Boas disputas também na classe 29er, que faz parte do programa de Vela Jovem do ICSC, assim como o Laser 4.7. No sábado, José Irineu e João Marcelo Carlin faturaram a etapa, seguidos por Guilherme Menezes e Fernando Menezes, vice-campeões, e Clara Mateus e Livia Nogueira. No domingo as posições se alternaram na liderança, com título para os irmãos Menezes, seguidos por José e João e Clara e Livia.

Encerrando o programa de regatas, a classe Snipe teve boas disputas na raia da Baía Sul. No sábado, Christian Franzen e Ian Franzen levaram a melhor. Eduardo Beirão e Paulo Beirão ficaram com o vice-campeonato e Liana Fragoso e Jorge Gaidzinki completaram o pódio. No domingo, o título ficou com Daniel de Matos e Victoria Back, única dupla a vencer as três regatas do dia. Liana Fragoso e Pierlo Furlan foi a segunda dupla na classificação geral e Eduardo Beirão e Paulo Beirão completaram o pódio.

A premiação ocorreu no Deck da Sede Central com presença dos associados, velejadores e familiares. Um belo desfecho para um final de semana perfeito no Veleiros da Ilha.

Confira as fotos da etapa clicando aqui