27/08/2019
Campeonato Estadual de Optimist marca a quarta etapa da Copa Veleiros de Monotipos
Evento ocorreu neste final de semana, na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina
O final de semana foi bastante movimentado na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina. Com muitos velejadores a quarta etapa da Copa Veleiros de Monotipos teve como destaque as disputas do Campeonato Estadual de Optimist, classe que contou com a presença de muitos dos velejadores do Veleiros da Ilha que participaram das principais competições nacionais e internacionais neste ano.
Quarto colocado no Campeonato Europeu de Optimist, Fernando Menezes foi o campeão na categoria Veterano com três vitórias nas cinco regatas disputadas. Seu irmão, Guilherme Menezes, foi o vice-campeão, seguido por João Carlin, terceiro colocado. No naipe Feminino, Clara Meyer Mateus levou o título à frente de Brenda Furlin, segunda colocada e Luana da Silva, terceira.
Na categoria Estreante o grande campeão foi Davi Neves, vencedor de todas as regatas disputadas no final de semana. O campeão Sul-Brasileiro da categoria terminou na frente de Heitor Rangel e Iago Woestehoff, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Entre as meninas o título ficou com Yasmin Suzuki, enquanto Yane Suzuki foi a segunda colocada e Sofia Moreira a terceira.
Na classe Snipe as disputas foram muito acirradas, como já é de costume na flotilha. Alex Juk e Piero Furlan levaram a melhor após as cinco regatas, com seis pontos perdidos, contra nove de Christian Franzen e Giovana Ferreira, vice-campeões. Daniel Matos e Samer Kayali completaram o pódio na terceira posição.
Já nas disputas de Laser Standard Edmundo Grisard foi o vencedor da etapa, seguido por Luciano de Oliveira e Henrique Grisard. Nas disputas de Laser Radial a vitória ficou com José Irineu, atleta de Vela Jovem do ICSC. Guilherme Gonçalves e Nalton Coelho completaram as três primeiras posições da etapa. Já no Laser 4.7 vitória de Luisa Nunes, seguida por Kayo Pinheiro. Na classe Hobbie Cat 16 vitória da dupla Marcos dos Santos e Claudia Felippe, enquanto na Finn o primeiro lugar ficou com Edson Morcisa.
A Copa Veleiros de Monotipos faz parte do Projeto Calendário Náutico 2018/2019 – Cidade de Florianópolis – ANO 3 – nº SLIE 1712751-36 – Processo nº 58000.110106/2017-57, da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, e conta com os patrocínios da ENGIE ENERGIA, NORTOX, DIBRAPE, ORSITEC CONTABILIDADE, ST IMPORTAÇÕES e UMBERTO GOBBATO.