06/07/2015

Velejadores do ICSC participam do Norte Americano de Optimist em Antígua e Bermuda

Rafael Servaes e Guilherme Berenhauser participam de competição que começa nessa terça-feira

A partir dessa terça-feira, 07, dois velejadores do Iate Clube de Santa Catarina representarão o estado no Campeonato Norte-Americano de Optimist, em Antígua e Bermuda. Rafael Servaes e Guilherme Berenhauser garantiram vaga na competição após as disputas do Brasileiro (em janeiro, no Rio) e do Sul-Brasileiro (em março, em Florianópolis) que serviram de seletiva para formar a equipe brasileira nas principais competições internacionais da classe.

Essa será a primeira experiência internacional dos jovens velejadores. Rafael Servaes, 14, está em seu último ano na classe Optimist, enquanto Guilherme, 13, tem mais dois anos de disputas na categoria que inicia os velejadores nas competições. O Optimist é a iniciação dos atletas no mundo da vela, mas mesmo assim o nível da classe é muito alto.

E a missão dos atletas catarinenses será difícil em Antígua e Bermuda. O evento contará com presença de 163 participantes de 23 países e a previsão de vento, se confirmada, deve exigir bastante dos competidores. São esperados ventos de médio para forte, variando entre 15 e 18 nós (30km/h a 35km/h), durante todos os dias.

O nível técnico também deve ser bem alto. Além dos países americanos que são sempre muito fortes como Brasil, Argentina, Chile, EUA e Peru, participam do evento velejadores da Suíça, Singapura e Nova Zelândia.

A expectativa da dupla do Iate Clube de Santa Catarina é de fazer um bom campeonato. Essa será a primeira viagem internacional dos dois competidores para um evento internacional e tudo será novidade para Rafael e Guilherme. No entanto, durante os primeiros dias de treinamento, os catarinenses mostram boa maturidade participando das atividades e treinando muito bem na raia da competição.

Para mais informações sobre a competição: http://www.optinam2015.org/