20/01/2022

Velejadores do ICSC lideram Campeonatos Brasileiros de ILCA e 29er

José Irineu, Tina Boabaid, e Clara Mateus/Livia Nogueira lideram competições nacionais

Janeiro é o mês reservado para grandes competições nacionais de vela. Após as disputas do Brasileiro de Optimist e da Copa Brasil de Estreantes, ambas em Pernambuco, o Nordeste volta a ser a região que atraí os melhores atletas do país neste período. Na Paraíba, em Cabedelo, ocorre o Campeonato Brasileiro da Classe ILCA, enquanto a raia de Maria Farinha (PE) segue movimentada com as disputas de 29er e 420.

As duas competições contam com velejadores da flotilha do ICSC e nos dois eventos os catarinenses estão se saindo muito bem. Na Paraíba, José Irineu manteve a liderança do Brasileiro de ILCA 6 pelo segundo dia consecutivo. Após quatro regatas, José soma 18 pontos perdidos, um à frente do segundo colocado, o gaúcho Felipe Fraquelli. Logo atrás, na terceira posição geral está Tina Boabaid, dona do melhor desempenho do dia em Cabedelo. Com 21 pontos perdidos ela lidera a classificação feminina. Ainda nas disputas de ILCA 6, Luana da Silva ocupa o sétimo lugar entre as meninas e lidera na categoria Sub-17, enquanto Ivo Scampini está em 35º no geral. 

Nas disputas de ILCA 4, o dia também foi bastante positivo para o Veleiros da Ilha. Brenda Furlin ganhou a primeira regata desta quarta-feira e passou para quarto lugar na categoria Feminina. Ela, que ocupa a oitava posição geral, aparece em terceiro na categoria Sênior. Gabriel Vantajo também ganhou posições na classificação geral e agora é o décimo, sexto entre os meninos. Yasmin de Oliveira está na 26ª colocação, nona entre as meninas. 

As disputas prosseguem nesta quinta-feira, com mais duas regatas para cada categoria.

Clara Mateus e Livia Nogueira iniciam Brasileiro de 29er na liderança

Começou nesta quarta-feira, em Maria Farinha, o Brasileiro da Classe 29er. Com três duplas na competição, a flotilha do Veleiros da Ilha teve um começo de campeonato muito positivo. Vencendo todas as regatas, uma vitória para cada dupla, os catarinenses lideram a competição após o primeiro dia. 

Clara Mateus e Livia Nogueira assumiram a ponta com 8 pontos perdidos, mesma pontuação dos irmãos Guilherme e Fernando Menezes, em segundo lugar após critérios de desempate. João Marcelo Carlin e Pedro Garcez estão no 11º lugar com 28pp.

Mel Paradeda representa o ICSC no Brasileiro de 420

Fechando as competições, o Veleiros da Ilha conta com uma representante no Brasileiro de 420. Após competir no Brasileiro de Optimist, Mel Paradeda faz dupla com Rodrigo Luz, do Rio de Janeiro. Após duas regatas nesta quarta-feira, a dupla está em quarto lugar na classificação da Aberta Mista e nono no geral.

Nesta quinta-feira (20/01) estão programadas mais três regatas do Campeonato Brasileiro de 29er e duas pelo Campeonato Brasileiro de 420, na raia da Maria Farinha.

A flotilham do Veleiros da Ilha viajam com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte.