12/01/2018

Velejadores catarinenses conquistam o quarto lugar por equipes no Brasileiro

Flotilha do ICSC obteve ótimo resultado nas disputas dessa quinta-feira

A renovação da vela no Iate Clube de Santa Catarina caminha a passos largos. Nessa quinta-feira, os velejadores da flotilha catarinense conquistaram o 4º lugar por equipes no 46º Campeonato Brasileiro da classe Optimist após uma campanha brilhante nas águas da Baía de Todos os Santos, em Salvador. O resultado é ainda mais expressivo, pois foi conquistado por um time que tem a maioria de seus atletas participando pela primeira vez de Brasileiro como Veteranos.

O caminho até a quarta posição começou com uma derrota diante da forte equipe do Rio Grande do Sul, formada por velejadores do Clube dos Jangadeiros. Mesmo com o revés, o time formado por Sofia Rocha, Clara Cardoso, Fernando Menezes, Guilherme Menezes e João Marcelo Carlin mostrou maturidade para enfrentar os adversários seguintes de cabeça erguida, todos sobre o comando do treinador Bernardo Luz.

E o que se sucedeu foi uma série de três vitórias contra as fortes equipes do Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo. Na semifinal os catarinenses venderam caro a derrota, mas acabaram superados novamente pelo Rio Grande do Sul. Ao final, o Iate Clube de Santa Catarina ficou com a honrosa quarta posição, com o Rio de Janeiro sendo campeão, seguido por dois times do Rio Grande do Sul, 2º e 3º.

Nessa sexta-feira os velejadores terão um merecido descanso e no sábado retornam para o primeiro dia de competições individuais na fase final, que terá sua definição na segunda. É importante lembrar que o ICSC conta com cinco velejadores na flotilha ouro e mais dois na prata e que a velejadora Sofia Rocha lidera a competição no naipe feminino após seis regatas disputadas.

O 46º Campeonato Brasileiro da classe Optimist tem seus quatro primeiros dias de regatas disputadas entre domingo e quarta-feira (10) com as disputas individuais para formar as flotilhas ouro, prata e bronze. Na quinta-feira (11) acontecem as disputas por equipes e na sexta os atletas têm o único dia livre de competições. Os velejadores retornam à raia no sábado para mais três dias de regatas com os campeões sendo definidos na segunda (15).

Todas as informações sobre o 46º Campeonato Brasileiro da classe Optimist estão no site: http://yachtclubedabahia.com.br