03/11/2021

Sol e vento nordeste fecham com chave de ouro o Floripa Foil Festival 2021

Evento contou com apoio técnico do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha

Depois de três dias de regatas com chuva e condições difíceis de vento e pressão, o sol apareceu, o vento nordeste entrou e fechou com chave de ouro o Floripa Foil Festival 2021, evento que contou com o apoio do Veleiros da Ilha, em Jurerê Internacional, Florianópolis.

O pentacampeão brasileiro de Kite Race Hydrofoil, o maranhense Bruno Lobo, confirmou o favoritismo e foi um dos campeões da segunda edição do evento que traz a vanguarda da vela para as águas catarinenses. O catarinense Konan Lang, da Lagoa da Conceição, venceu na Wing Hydrofoil, enquanto o também catarinense, Rafael Cunha, foi o campeão da Windsurf Hydrofoil Slalom.

O último dia do Floripa Foil Festival 2021 foi bem diferente dos três primeiros dias de competição, quando os atletas tiveram que driblar a chuva e se adaptar ao vento leste, com rajadas de 10 a 15 nós, exigindo muito trabalho também da comissão de regatas do Iate Clube Santa Catarina – Veleiros da Ilha, que cuidou da parte técnica do evento. O sol reapareceu na Capital catarinense durante o feriado e brindou os atletas com vento Nordeste de 8 a 12 nós, a condição clássica da raia de Jurerê para o velejo de hydrofoil.

“Fechamos o campeonato com o que a cidade tem de melhor para oferecer, o vento nordeste”, comemorou o organizador e também velejador, Daniel Homem da Luz. “Infelizmente, nos primeiros dias, com chuva e tempo nublado, não foi sucesso de público, mas hoje todo pessoal da praia conseguiu ver com funcionar o esquema do foil, com a velocidade, a cor das velas. É um esporte muito plástico e bonito, e as pessoas querem saber como funciona, então é isso que a gente precisa para aumentar o tamanho do esporte. É bom que gera muita relevância para cidade”, completou.

Vencedor de 13 das 14 regatas disputadas de Kite Race Hydrofoil, o maranhense Bruno Lobo aproveitou o evento para rever amigos e treinar para as próximas competições. “Foi muito legal, o pessoal do evento está de parabéns, e pude me preparar melhor para o Brasileiro que começa na próxima semana em São Luis (MA), na minha terra natal”, declarou Lobo. Segundo colocado, o francês Martin Pariente passou trabalho para acompanhar Lobo, mas ficou feliz com o desempenho. “Ele veleja muito rápido, é consistente, mas estou muito feliz por todos que participaram”, disse.

Terceiro colocado, o velejador de Niterói (RJ) Claudio Cruz também valorizou o evento. “Acertaram demais em reunir a galera num lugar bonito desse. Por mais que as condições variem são sempre boas para treinar e competir. O Daniel e o pessoal todo de Floripa acertaram no evento porque o foil é o que está trazendo a vela de volta à mídia, a atenção do público, porque trouxe mais velocidade, dinamismo e desempenho e tem tudo para crescer. Esse festival vai conseguir ao longo dos anos trazer mais públicos e atletas. Vai ser uma grande festa, com certeza”.

Além das disputas das três principais classes com hydrofoil, o Floripa Foil Festival também contou com regatas nas classes Fórmula Wind, com destaque para as irmãs Isabela e Sofia Rocha de Farias, de 19 e 15 anos, respectivamente, e do Kite Hydrofoil Tubular, com destaque para Glauco Santiago, Alessandra Aldino e Nicolas Caleffi. O evento também apresentou o WASZP, uma plataforma foil presente em mais de 30 países e que contou com a participação do velejador olímpico Bruno Fontes.

O Floripa Foil Festival 2021 tem o patrocínio da Gaico Empreendimentos, WASZP 1000 – Magma Trading e ISSO. Apoio institucional: Jurerê Internacional, Associação Brasileira de Windsurf (ABW), Associação Brasileira de Kitesurf (ABK), Go Kite, NOB, Prefeitura de Florianópolis, Secretária Municipal de Cultura Esporte e Juventude e Anasol. Organização e realização: Daniel Homem da Luz Negócios Imobiliários e Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha. Hotel oficial: Jurerê Beach Village.

FLORIPA FOI FESTIVAL 2021
Resultados

Kite Race Hydrofoil Open
1º Bruno Lobo (MA)
2º Martin Pariente (FRA)
3º Claudio Cruz (RJ)

Wing Slalom Hydrofoil
1º Konan Lang (SC)
2º Martin Carvalho (SC)
3º Victor Adamo Pimpows (SC)

Windsurf Fórmula
1º Isabela Rocha de Farias (SC)
2º Sofia Rocha de Farias (SC)

Windsurf Race Hydrofoil
1º Rafael Cunha (SC)
2º Marcus Gevaerd (SC)

Kite Race Hydrofoil Tubular Open
1º Glauco Santiago (SC)

Kite Race Hydrofoil Tubular Master
1º Glauco Santiago (SC)

Kite Race Hydrofoil Tubular Junior
Nicolas Caleffi (SC)

Kite Race Hydrofoil Open Feminino
1º Alessandra Aldino (SC)

Informações e contatos – Jornalista Cristiano Rigo Dalcin (48)99984-3619 – Notícias do Mar Assessoria de Imprensa

Fotos: James Thisted
Drone: Green Multimídia