21/07/2017

Semana de intensivos com alunos da Escola de Vela termina com sucesso

Trinta e três crianças foram atendidas ao longo da semana em Jurerê

Durante os últimos dias a Sede Oceânica, em Jurerê, foi tomada por jovens velejadores da Escola de Vela e Projeto Social durante uma semana intensiva de treinamentos. Acompanhados pelos professores Alexandre Neves, Amanda Arcari, Pedro Bruciapaglia e João Rebello, trinta e três alunos puderam vivenciar a prática do esporte em sua mais pura essência, com aulas teóricas, práticas e, claro, trocas de experiências entre os jovens, o que é o mais importante nessa idade.

Os alunos foram divididos em três turmas – branco, azul e vermelho – de acordo com o tempo e conhecimento do esporte. Os alunos dos grupos branco e azul tiveram atividades sempre no período da manhã, alternando aulas teóricas e práticas, sempre acompanhando dos professores.

Já a turma do grupo vermelho participou de aulas teóricas no período da manhã e à tarde colocavam em prática tudo que foi treinado em aulas dentro d´água. Temas como direção de vento, rajadas, raia, regulagens de barco, ajuste na postura e trabalho de manobras foram alguns dos temas trabalhados junto aos alunos.

No último dia foi realizada uma gincana onde cada aluno levou um amigo para apresentar o esporte. O dia foi completo com um piquenique na Ilha do Francês.

Um dos objetivos do intensivo era aprimorar as crianças para que elas mudassem de nível e o resultado foi extremamente positivo. Todos os alunos mostraram bastante evolução ao longo da semana e o convívio entre todos foi fundamental para o aprendizado. Inclusive, durante a semana, os jovens velejadores foram testados em diferentes situações, como em dias de vento nordeste com bastante onda e 16 nós de vento, ou em dias de vento sul frio, mas que não detiveram o grupo.

Além disso, os professores puderam testar com os velejadores uma nova técnica utilizando uma vela menor para os iniciantes, que foi aprovada por todos. O intensivo também utilizou a estrutura proporcionada pela Projeto de Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, que além de proporcionar as aulas, materiais e equipamentos dos atletas, ajuda na estrutura e manutenção das aulas, como os quatro botes utilizados ao longo da semana e que foram adquiridos graças ao projeto que já dura 5 anos.

Agradecimento especial também aos marinheiros e colaboradores da Sede Oceânica, que, mais uma vez, foram extremamente solícitos, e ao Restaurante Fragata, que preparou um cardápio especial para os atletas e professores.

A terceira etapa da Copa Veleiros de Monotipo faz parte do Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – CALENDÁRIO NÁUTICO 2017- Cidade de Florianópolis – ANO 2 – Nº SLIE: 1611180-03- Processo nº 58000.006673/2016-29, conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro.