20/03/2015

Regata Cidade de Florianópolis acontece neste sábado

Válida como segunda etapa da Copa Veleiros de Oceano, competição organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina faz parte do calendário oficial de aniversário de Florianópolis.

Neste sábado, com largada e chegada em frente ao Trapiche Municipal da Avenida Beira-Mar Norte, acontece a Regata Cidade de Florianópolis, válida como segunda etapa da Copa Veleiros de Oceano, organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina e Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano. O evento faz parte do calendário de comemorações do aniversário da capital catarinense, que completa 289 anos na próxima segunda, 23.

A sinalização de partida da regata está prevista para 12h30 e a expectativa da organização é contar com pelo menos 250 velejadores nas tripulações dos barcos das classes C30, HPE, ORC, BRA-RGS, Cruzeiro e Proa Rasa.

Com previsão de vento sul, a largada deve acontecer com os barcos partindo com os balões coloridos içados, em direção ao meio da Baía Norte. Após a primeira boia, as embarcações voltam próximo ao Balneário do Estreito e depois passam novamente pelo Trapiche, completando um triângulo que permite a quem estiver na Avenida Beira-Mar Norte e na Beira-Mar Continental, assistir o desenrolar da competição. O percurso para os barcos mais rápidos inclui duas voltas e meia nessa raia, enquanto os mais lentos fazem duas voltas.

A premiação do evento acontece logo após as disputas das regatas, com presença de autoridades do município e velejadores e os vencedores serão premiados com cópias de obras do artista plastico Hassis, autenticadas pela Fundação Hassis, e exemplares de livros do artista editados pela Tempo Editorial

Copa Veleiros de Oceano:

Com dez etapas programadas para o ano de 2015, a Copa Veleiros de Oceano é um dos mais tradicionais circuitos do gênero no país. Após as disputas da Centro-Jurerê e da Regata Cidade de Florianópolis estão programadas as seguintes provas: Regata Fortalezas (Abril), Regata Tripulação (Maio), Regata Lineares (Junho), Regata Baía Sul (Agosto), Regata Arquipélago (Setembro), Regata Mormaii/Bombinhas (Outubro), Regata Marejada (Novembro) e a tradicional Volta à Ilha de Santa Catarina, que encerra o ano no mês de dezembro.