27/10/2017

Projeto Social do ICSC promove ação em escolas da rede pública

Mais de cem alunos da rede municipal tiveram o primeiro contato com o esporte

Buscando fomentar a vela e atrair novos adeptos o Iate Clube de Santa Catarina promove, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, um projeto social voltado para a classe Optimist, que atende crianças na Sede Oceânica, em Jurerê. Nessa semana, professores e alunos participaram de uma ação na escola Desdobrada, da rede pública de ensino, apresentando a modalidade para mais de cem alunos.

“Nós levamos os barcos e algumas crianças que participam do projeto fizeram uma apresentação inicial do barco e do que elas já aprenderam em aula”, explica João Rebello, professor do projeto social. “No primeiro momento mostramos o material e como se veleja e depois fomos para as salas de aula apresentar um pouco do histórico do esporte”, acrescenta.

Durante toda explanação, os alunos mostraram-se bastante interessados, especialmente na hora da apresentação do barco de Optimsit, classe de iniciação do esporte. “Em certo momento questionamos sobre quem ali gostaria de velejar e a maioria dos alunos mostrou interesse”, explicou o professor.

A partir de agora, os pais das crianças serão contatados para uma nova apresentação. A ideia é de atrair cada vez mais atletas para a flotilha mostrando que a vela é um esporte acessível para a comunidade, especialmente com a estrutura que o ICSC oferece. “Nós temos material de segurança e treinamento, barcos e professores à disposição das crianças. Tudo de forma gratuita”, encerra João.

Do projeto social surgiram atletas como José Irineu, que recentemente representou o Brasil em competições internacionais e atualmente faz parte da equipe de Vela Jovem do clube.

As aulas do projeto social acontecem às terças e quartas, das 9h às 12 e das 13h às 17h.