12/10/2021

Flotilha do Veleiros da Ilha disputa Copa Brasil de Vela com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte

Oito velejadores representarão o Iate Clube de Santa Catarina em Ilhabela

Começa nesta quarta-feira, 13, a 9ª Copa Brasil de Vela, em Ilhabela, litoral norte de São Paulo. Uma das principais competições do esporte no país, o evento ocorre até o dia 17 deste mês com sede na Escola de Vela Lars Grael. A flotilha do Veleiros da Ilha já está na cidade paulista com oito velejadores, além do treinador Bruno di Bernardi.

Representarão o Iate Clube de Santa Catarina os atletas Clara Meyer Mateus (29er), Fernando Menezes (29er), Guilherme Menezes (29er), João Marcelo Carlin (29er), José Irineu (29er), Livia Nogueira (29er), Luana Dextré (ILCA 6) e Maria Cristina Boabaid (ILCA 6). Após a participação da flotilha do Veleiros da Ilha na Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro, a equipe volta a participar de uma competição com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte em mais uma viagem. 

A Copa Brasil de Vela reunirá grandes nomes do cenário nacional, incluindo os representantes do país nos Jogos Olímpicos de Tóquio, campeões mundiais e medalhistas pan-americanos e serve como seletiva para a equipe Brasileira de Vela e Vela Jovem. 

No torneio serão realizadas provas das classes Olímpicas (2024), Pan-Americanas (2023) e classes convidadas: 4.7, Finn, Dingue, Star e Hobie Cat. Para as classes convidadas será realizada uma série única com um número programado de regatas por classe. Enquanto, as classes Olímpicas, Panamericanas e Jovem possui 11 regatas programadas. Já Formula Kite, iQFOiL, 49er, 49er FX e 29er contam com 15 regatas programadas. Além das classes, Dingue, Hobie Cat.

Para as classes convidadas será realizada uma série única com um número programado de regatas por classe. Enquanto, as classes Olímpicas, Panamericanas e Jovem possui 11 regatas programadas. Já Formula Kite, iQFOiL, 49er, 49er FX e 29er contam com 15 regatas programadas. Além das classes, Dingue, Hobie Cat e Star 16, com 8 regatas programadas. Os percursos da Copa Brasil de Vela serão no formato barla-sota, trapezoidal, triângulo e slalom.

A participação da equipe do Veleiros da Ilha na competição conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte através da Secretaria Nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Os patrocinadores são as empresas Nortox, Engie, Clemar, Casas D´Água e o Senhor Umberto Gobatto.