12/10/2017

Flotilha do ICSC segue firme na disputa da Semana de Vela de Buenos Aires

Equipe catarinense é representada por cinco velejadores nas classes Optimist e 420

No último final de semana teve início a Semana de Vela de Buenos Aires, uma das maiores competições de vela do mundo, e o Iate Clube de Santa Catarina está sendo representando pelos velejadores Clara Mateus, João Marcelo, Guilherme Menezes e Fernando Menezes, no Optimist, e Tiago Silva na 420, em parceria com Imanol Vilasetru (YCO). Após dois dias de competições (regatas aconteceram sábado e domingo), o treinador da equipe, Bernardo Luz, fez uma avaliação positiva do começo da competição.

“No sábado a competição teve início as 15h e não deu tempo de fazer mais de uma regata, pois eram muitos barcos e até todos saírem do clube demorou para que o evento começasse. Ventos de 12 a 15 nós e com muita maré, o que resultou em muitos atletas escapando. Só para ter uma ideia, teve uma bateria que escaparam mais de 40 velejadores dentro os 80 que estavam largando.  Nossos velejadores foram bem, com um 9º lugar da Clara. Todos estavam bem ansiosos devido a quantidade de barcos, mas foi muito bom para a estreia.

No segundo dia o vento baixou um pouco, 8 a 10 nós, mas a maré continuava forte. Foram realizadas três regatas. Tivemos que esperar um pouco, pois o vento baixou, mas depois conseguimos largar. O Fernando fez um nono e a Clara teve a melhor média do dia. João e Guilherme também fizeram boas regatas.

A dedicação e consciência dos velejadores está melhorando a cada dia e eles estão vendo como é importante treinar. Fizemos um treinamento com velejadores do Chile e outros brasileiros que estão por aqui. Ontem treinamos novamente e seguiremos nesse ritmo até quinta-feira. Nossa programação inclui uma folga na sexta e sábado retornaremos para as regatas até segunda”.

Até o momento, Clara Cardoso é a melhor atleta de Santa Catarina na classificação geral, ocupando o 38º lugar entre os 240 velejadores da flotilha. Além disso, ela está no top-10 entre as meninas. Guilherme Menezes é o 103º, Fernando Menezes o 107º e João Marcelo o 121º. Já na classe 420, Tiago Silva e Imanol Vilasetru ocupam o 27º lugar.

Conhecida por ser uma das maiores Semanas de Vela do mundo, a competição em Buenos Aires reúne, em 2017, mais de 800 embarcações nas seguintes classes: Optimist, 420, 470, Laser (Standard, Radial e 4.7), 29er, 49er, 49ER fx, f18m Snipe, Lightning, Star, Soling, J24, J70, Grumete, Conte 24, OD27, S33, Match 30, Waszp, Moth, Finn, Nacra 15 y 2.4 mR.

Para mais informações: http://semanadebuenosaires.org.ar

A flotilha do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha participa da Semana de Vela através do apoio do Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – CALENDÁRIO NÁUTICO 2017- Cidade de Florianópolis – ANO 2 – Nº SLIE: 1611180-03- Processo nº 58000.006673/2016-29, conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro