10/01/2019

Dia de muita paciência no Brasileiro de Optimist em Ilhabela

Mudanças constantes na intensidade do vento dificultaram a vida dos velejadores

Após um começo sólido e com boas condições o segundo dia de competições do 47º Campeonato Brasileiro de Optimist exigiu muito dos velejadores em Ilhabela. O vento fraco deu as caras no início do dia, soprando de sul, e a primeira regata dos Veteranos teve início. Ao longo das horas a direção foi mudando para leste obrigando os atletas a seguirem para a raia de Ponta das Canas. A primeira regata da flotilha amarela foi completa, mas a da flotilha azul foi cancelada. Após a mudança, todas as regatas previstas para o dia foram realizadas, incluindo as duas da flotilha azul dos veteranos, as duas da flotilha Estreante e a segunda do dia da flotilha amarela Veterana.

O Iate Clube de Santa Catarina permanece com quatro atletas entre os top-20 sendo que o melhor velejador catarinense até o momento na classificação geral é Guilherme Menezes, com 36 pontos perdidos no 13º lugar. Clara Meyer Mateus ganhou posições, já é vice-líder no naipe Feminino e ocupa o 15º lugar geral com 38pp e é seguida por Fernando Menezes (16º – 40pp) e João Marcelo Carlin (17º – 40pp).

Na sequencia aparecem Eric Marchini (62º – 130pp), Brenda Furlin (72ª – 149pp), Livia Nogueira (91ª – 181pp), Luana da Silva (111ª – 217 pp), Pedro Nunes (118º – 229pp) e Gabriel Vantajo (123º – 235pp).

Na categoria Estreantes Davi Neves começou muito bem a competição e aparece na 7ª colocação geral entre os 81 atletas inscritos. Campeão Sul-Brasileiro, o velejador do ICSC soma 16 pontos perdidos após duas regatas. Arthur Back também está na faixa de cima da classificação geral e ocupa o 29º lugar com 64pp.

Entenda a competição:

A primeira fase da competição acontece entre terça e quinta (8 e 10), com os velejadores divididos em flotilhas amarela e azul na chamada série classificatória. Após os três dias os competidores serão divididos nas flotilhas ouro e prata de acordo com a posição na série classificatória para mais três dias de regatas finais, quando serão conhecidos os campeões.

Antes da série final, que ocorre entre os dias 13 e 15 de janeiro, domingo e terça, a competição individual sofre uma pausa de dois dias. Na sexta-feira (11) acontece o Campeonato Brasileiro de Equipes, com dezesseis times na disputa, sendo assegurado a cada Estado a inscrição de uma equipe. Já no sábado (12), os velejadores terão um dia de folga para descansar e se preparar para a fase final.

Serão premiados ao final do campeonato as seguintes categorias: 1º ao 10º geral; do 1º ao 5º mirim (masculino e feminino); 1º ao 5º infantil (masculino e feminino); do 1º ao 5º juvenil (masculino e feminino); o melhor Estado e a melhor Flotilha, além dos três primeiros do Campeonato Brasileiro de Equipes.

Fotos: FEVESP