20/09/2015

Copa Veleiros de Monotipos reúne quase cinquenta embarcações em Jurerê

Competição contou com aproximadamente sessenta velejadores para as disputas da quarta etapa do Campeonato.

O final de semana reuniu sessenta velejadores e quase cinquenta embarcações para as disputas da quarta etapa da Copa Veleiros de Monotipos, em Jurerê. Após o sábado com vento nordeste de seis a nove nós, o domingo amanheceu com calmaria e sem condições de competição. Com isso, as duas regatas do primeiro dia definiram os vencedores do evento realizado pelo Iate Clube de Santa Catarina.

Com 14 velejadores a classe Optimist Estreante contou com maior número de atletas reunindo velejadores do Iate Clube de Santa Catarina, Associação Náutica de Itajaí e Lagoa Iate Clube. Os três primeiros lugares ficaram com os atletas do ICSC. Lucas Romanoviski foi o grande campeão com cinco pontos perdidos, seguido por Ian Fonseca, com 10 pontos perdidos, e Bernardo Costa, com 13 pontos perdidos. Entre as meninas, a atleta de Itajaí Raissa Ribeiro foi a campeã, com Luiza Deboni e Isadora Peres, ambas do ICSC, na segunda e terceira colocação, respectivamente.

Na Optimst Veterano, Guilherme Berenhauser venceu as duas regatas no sábado e conquistou o campeonato. Thiago Canto foi o vice-campeão e José Irineu terminou em 3º lugar. Valentina Pulice foi a grande campeã entre as meninas, com Maria Luiza da Cruz Silva em segundo lugar.

Na Classe Laser Radial, o velejador Alex Veeren também somou duas vitórias nas regatas de sábado e ficou com a primeira posição na classificação geral. As irmãs Maria Cristina Boabaid, vice-campeã, e Maria Carolina Boabaid, terceira colocada, completaram o pódio. Já na Laser Standard, o atleta de Porto Belo, Benno Volrath conquistou o título, seguido por Edmundo Grisard.

Após as disputas do Sul Brasileiro de Snipe, os velejadores da flotilha do ICSC seguiram em bom ritmo de competição com nove duplas comparecendo ao evento. Andre Servaes e Amanda Arcari venceram as duas regatas terminando em primeiro lugar. Os vice-campeões do Sul Brasileiro, Felipe Linhares e Eduardo Beirão, terminaram com a segunda posição e Leonardo Back e Arthur Back completaram o pódio.

Destaque também para a Classe Dingue, que contou com quatro duplas. Eduardo Fernandes e Marcelo Garcia, do Lagoa Iate Clube, foram os vencedores da etapa. Fabio Ramos e David Ventura, do ICSC, ficaram em segundo e Giancarlo Canali e Vicenzo Canali, também do LIC, terminaram na terceira posição.

A próxima etapa da Copa Veleiros de Monotipos acontece nos dias 17 e 18 de outubro.