30/10/2017

Clima de verão na sétima etapa da Copa Veleiros de Monotipos

Mais de sessenta velejadores participaram da etapa nesse final de semana em Jurerê

Um fim de semana com cara de verão marcou a sétima etapa da Copa Veleiros de Monotipos, realizada em Jurerê. Contando com mais de sessenta velejadores nas classes Optimit, Laser, Snipe e Dingue o evento ficou marcado também por uma belíssima homenagem feita ao associado Edmar Nunes Pires, falecido no último sábado – Confira o vídeo da regata em nosso canal no Youtube clicando aqui

Valendo como segunda etapa do Campeonato Estadual de Laser a competição marcou também o retorno do velejador olímpico Bruno Fontes, que está em campanha para as Olimpíadas de Tóquio-2020 e após alguns meses longes das competições voltou a velejar em seu Laser. Ausente no sábado, Bruno venceu as duas regatas deste domingo em ótimas disputas com Alex Veeren, atual campeão brasileiro de Standard e que também está em campanha para os Jogos.

“É muito bom poder voltar a competir depois de um tempo parado. Esse período me ajudou a refletir bastante e ver o que preciso acertar no caminho até Tóquio. Estou muito bem fisicamente e agora preciso voltar a competir para estar bem preparado para as competições que definem a equipe olímpica”, explica Bruno.

Somados aos resultados de sábado a dupla subiu ao pódio, com Alex em segundo e Bruno em terceiro na pontuação geral. O grande campeão da etapa foi Anderson de Oliveira, vencedor de uma das duas regatas do sábado.

No Laser Radial o experiente Fábio Suyama Ramos foi o mais consistente vencendo duas das quatro regatas. “O campeonato teve um ótimo nível. A garotada está andando bem e a gente precisa ficar atento. Isso é muito bom, pois essa troca entre velejadores mais novos e mais experientes faz bem para toda a flotilha”, comentou Fábio, que viu o jovem José Irineu, atleta da equipe de Vela Jovem do ICSC subir no pódio com o terceiro lugar. Nalton Coelho ficou em segundo completando as três primeiras posições.

Já no Laser 4.7 quem levou a melhor foi Guilherme Berenhauser, outro integrante da equipe de Vela Jovem do ICSC, após desempate na última regata contra Alexandre Filho, vice-campeão.

Com doze embarcações na água a flotilha de Snipe reservou mais um final de semana de disputas intensas. Atrás até a última regata do dia, o experiente timoneiro Felipe Linhares mostrou que conhece como poucos o barco e ao lado de Daniel Martins venceu a última regata da competição garantindo o título após um empate contra Daniel Mattos e Flavio Lopes.

As duas tripulações empataram em todas as posições e o primeiro lugar foi definido com o resultado da regata final. Matheus Dellagnelo e João Gerônimo completaram o pódio. “Foi um campeonato bem divertido. O nível da flotilha está muito bom e a dupla com o Daniel tem dado certo”, comentou Felipe Linhares.

Se entre as duplas de Snipe o empate pelo título foi duplo, na Optimist Estreante o equilíbrio foi ainda maior com três velejadores empatados em todos os resultados nas primeiras posições. Erick Carpes, Sofia Rocha e Fernando Menezes conquistaram um 1º, 2º, 3º e 4º lugares nas regatas e o triplo desempate foi definido na última disputa do dia, com vantagem para Erick, seguido por Sofia e Fernando.

Já na classe Optimist Estreante o título ficou com Gabriel Ignacio vencedor das duas últimas regatas de domingo. Brenda Furlin, vice-campeã, e Gean da Cruz, terceiro colocado, completaram o pódio. Fechando o final de semana, Dionisio Duriuex e Marilia Fragoso venceram na classe Dingue.

A próxima etapa da Copa Veleiros de Monotipos acontece entre os dias 18 e 19 de novembro, em Jurerê.

A sétima etapa da Copa Veleiros de Monotipos faz parte do Projeto da Lei Federal de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte – CALENDÁRIO NÁUTICO 2017- Cidade de Florianópolis – ANO 2 – Nº SLIE: 1611180-03- Processo nº 58000.006673/2016-29, conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Clemar Engenharia, Softplan, Diprape, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro