03/07/2019

Bruno Fontes encara Mundial de Laser no Japão antes das disputas do Pan-Americano

Campeonato Mundial acontece em Sakaiminato e vale a vaga olímpica para Tóquio-2020

Após vencer a Copa Brasil de Vela, realizada em Florianópolis, e conquistar a vaga para o Pan-Americano de Lima-2019, o velejador Bruno Fontes, do Iate Clube de Santa Catarina, embarcou para o Campeonato Mundial de Laser, que tem início nesta quinta-feira (4), em Sakaiminato, no Japão. Nas próximas semanas, Bruno tem pela frente os dois principais compromissos do ano, sendo que o Mundial vale a vaga olímpica e em Lima o velejador busca sua primeira medalha pan-americana da carreira. 

Sede da próxima Olimpíada, o Japão foi escolhido para sediar o Campeonato Mundial de Laser e a expectativa é para uma grande competição em Miho Bay. No total serão 160 velejadores de 58 países em busca do título. Além disso, a competição japonesa serve como qualificatória para definir o atleta brasileiro nos Jogos de Tóquio-2020. Segundo os critérios o velejador brasileiro mais bem colocado neste Mundial, contanto que esteja dentro do top 18 da competição, estará elegível para defender o país em Tóquio 2020. Ele só perderá essa vaga se outro atleta do Brasil for medalhista no Evento-Teste Enoshima 2019 ou subir no pódio do Mundial da Laser em 2020.

Além de Bruno Fontes, titular da equipe nacional em 2019 após a vitória na Copa Brasil de Vela, o país será representado por Robert Scheidt, Philipp Grochtmann e João Pedro de Oliveira. “Cheguei com quatro dias de antecedência, até para fazer a aclimatação e adaptação ao fuso horário, e estou bem empolgado para os próximos dias. Não é o ideal, mas com o apoio do Comitê Olímpico Chinês (do qual Bruno faz parte da equipe técnica), consegui chegar. Será um campeonato muito importante dentro do ciclo olímpico e com a disputa pela vaga para os Jogos em Tóquio no ano que vem. Todos chegam bem preparados”, avalia Bruno Fontes.

O Campeonato Mundial de Laser segue o tradicional padrão com seis dias de competições e doze regatas programadas entre 4 e 9 de julho. Os três primeiros dias serão reservados para a fase de classificação, onde serão conhecidos os atletas que avançam para a flotilha ouro, e os últimos três dedicados a fase final. A soma final contabiliza todas as regatas e exclui o pior resultado (descarte) para apontar o campeão mundial de 2019.

O Campeonato Mundial de Laser será a última competição de Bruno Fontes antes das disputas do Pan-Americano de Lima-2019. A vela terá sua sede em Paracas com as regatas acontecendo entre 3 e 10 de agosto. “Um período intenso está por vir. Vou em busca de duas coisas que ainda me faltam na carreira: as medalhas de mundial e pan-americano. Estou no meu último ciclo, com quase 40 anos, mas me sinto cada vez mais renovado e preparado para os desafios”, encerra Bruno Fontes.

Confira o Campeonato Mundial de Laser através do site – https://2019worlds.laserjapan.org/standard/

Bruno Fontes conta com o apoio do Comitê Olímpico Chinês de vela, da Marinha do Brasil, da NOB e do Iate Clube de Santa Catarina.