20/11/2018

Bruno Fontes abre Copa Brasil de Vela na liderança

Velejador do ICSC assumiu a liderança no primeiro dia de regatas em Jurerê

Competindo em casa o velejador Bruno Fontes abriu a Copa Brasil de Vela na liderança da classe Laser Standard ao vencer duas das três regatas do dia. Após chegar em segundo na abertura do campeonato, atrás de Robert Scheidt, Bruno mostrou grande poder de reação para garantir a liderança do campeonato com duas vitórias consecutivas. Com 4 pontos perdidos, o velejador do Iate Clube de Santa Catarina tem dois de vantagem sobre o bicampeão olímpico Robert Scheidt.

“Não consegui largar bem na primeira regata, mas tive um dia bem consistente com duas vitórias. O campeonato apenas começou e o nível no Laser está bem forte, ainda mais com a presença do Robert. Vamos manter a tranquilidade de buscar ser melhor um dia por vez”, avalia Bruno Fontes.

Entre os demais velejadores do Iate Clube de Santa Catarina, destaque para o sétimo lugar geral de José Irineu no Laser Radial. No Snipe a melhor dupla do ICSC é Matheus Dellagnelo e Isabela Rocha de Faria, em quarto. No 420, Tiago da Silva e Gean da Cruz estão em quinto,

Boas disputas no Nacra 17:

O primeiro dia de regatas da Copa Brasil de Vela 2018 teve uma disputa particular na raia da Sede Oceânica Jurerê do Iate Clube de Santa Catarina, nesta terça-feira, dia 20. Na classe Nacra 17, um duelo de alto nível técnico teve como protagonistas, de um lado, a dupla Samuel Albrecht/ Gabriela Nicolino, 5ª colocada no Campeonato Mundial deste ano; e do outro lado a recém-formada parceria de João Bulhões com a medalhista olímpica Isabel Swan.

Samuel e Gabriela pularam na frente, vencendo duas das três regatas do dia e somando 4 pontos perdidos (1+1+2). Mas João e Isabel ganharam a outra prova desta terça-feira e estão em segundo lugar (8 p.p., 4+3+1). O confronto promete ser uma das grandes atrações do campeonato, até porque está em jogo também a classificação para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.

“A disputa entre as duas duplas é saudável e de respeito. Admiro o João por estar na segunda campanha dele e vejo que a classe Nacra brasileira evoluiu muito. Nós dois temos condições de representar muito bem o país. Quanto à Copa Brasil, com certeza será bem acirrada e a definição deve acontecer no sábado, no último dia de regatas”, afirmou Samuel Albrecht, na saída da água.

“Nós temos uma disputa grande, mas eu e Isabel estamos aqui mais até para aprender. Nunca havia entrado com a Isabel em um barco em regata numa competição e estou bem contente. Já no primeiro dia evoluímos muito. Velejar com ela é muito bom. Além de ser uma grande velejadora, é também uma pessoa com uma energia incrível e que aprende tudo muito fácil”, disse João Bulhões.

Com o expressivo total de 110 barcos inscritos, a Copa Brasil de Vela 2018 teve seu primeiro dia de regatas com boas condições em Florianópolis, e ventos de 10 a 13 nós.

Nas classes Fórmula Kitesurfe, Snipe Mista, RS:X Masculina, RS:X Feminina e Laser Standard, a Copa Brasil será o evento que vai definir quais velejadores vão representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 (sujeito a validação posterior pelo Comitê Técnico da Vela). Já na Nacra 17, a competição vale vaga para o país e para os atletas no Pan.

Resultados completos: http://copabrasildevela.cbvela.org.br/

A Copa Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, com patrocínio oficial do Bradesco desde a primeira edição, e conta ainda com a parceria da Federação de Iatismo de Santa Catarina e do Iate Clube de Santa Catarina.

O campeonato terá regatas nas seguintes classes: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, Nacra 17 Foil (Misto), Snipe (Misto), Lightning (Misto), Formula Kitesurf (Open). A disputa vai até o dia 24 de novembro.

Assim como nos últimos anos, paralelamente à Copa Brasil de Vela acontece a Copa Brasil de Vela Jovem, que estará aberta às seguintes classes: RS:X (Masc. e Fem.), Laser Radial (Masc. e Fem.), 420 (Masc. e Fem.), 29er (Masc. e Fem.) e Nacra 15 (Misto). O objetivo é oferecer aos velejadores que estão em fase de iniciação e aperfeiçoamento no esporte a oportunidade de ter um contato próximo com os atletas que estão em campanha pan-americana e olímpica.

SERVIÇO:

O quê: VI Copa Brasil de Vela e IV Copa Brasil de Vela Jovem

Quando: de 20 a 24 de novembro de 2018

Onde: Iate Clube de Santa Catarina – Sede Náutica em Jurerê – Rodovia Tertuliano Brito Xavier, 3052 – Jurerê – Florianópolis – SC

Copa Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Vela, com patrocínio oficial do Bradesco desde a primeira edição, e conta ainda com a parceria da Federação de Iatismo de Santa Catarina e do Iate Clube de Santa Catarina. O evento conta ainda com o patrocínio do Hospital Baía Sul e Clínica Imagem

Informações para imprensa
Danilo Caboclo – Iate Clube de Santa Catarina
48 9.9177-8099
danilo@gruposix.com.br

Tiago Campante – CBVela
+55 21 3723-8177 | +55 21 991 037 425
tiago.campante@mediaguide.com.br
http://www.mediaguide.com.br