20/06/2016

Boas disputas em Jurerê nas Regatas Lineares

Competição ocorreu nesse final de semana fechando a quinta etapa da Copa Veleiros de Oceano.

Um final de semana com bons ventos e ótimas disputas em Jurerê marcou o encerramento da quinta etapa da Copa Veleiros de Oceano na Sede Oceânica do Iate Clube de Santa Catarina. As Regatas Lineares foram realizadas com vento sul, sábado, e sudeste no domingo, proporcionando uma excelente competição para a flotilha oceânica do Clube. Agora o calendário sofre uma pequena pausa devido à realização da Semana de Vela de Ilhabela, em julho.

Primeiro dia de competições, o sábado foi marcado por vento sul constante de aproximadamente dez nós, o que possibilitou a realização das duas primeiras regatas barla-sota do final de semana. Já no domingo, a direção do vento mudou para sudeste, mas novamente com boa intensidade, terminando o final de semana com quatro regatas realizadas.

Na classe ORC, o Força 12 foi o mais constante vencendo três das quatro disputas. Com apenas cinco pontos perdidos a embarcação foi a grande vitoriosa. Em segundo lugar ficou o Absoluto, com oito pontos perdidos, enquanto o Catuana Kim, atual campeão brasileiro da classe ficou em 3º com 11 pontos perdidos.

Entre as embarcações da classe RGS A, o Bom Abrigo travou uma disputa apertada com o Açores III vencendo por apenas dois pontos de diferença. Na terceira posição ficou o Terroso. Pela RGS B o Rhai foi o campeão, enquanto na RGS Cruzeiro a vitória foi do Quival.

As Regatas Lineares valeram também como primeira etapa do Campeonato Catarinense de Oceano, sendo uma ótima preparação para a Semana de Vela de Ilhabela. Na categoria IRC, o Itajaí Sailing Team levou a melhor vencendo três das quatro regatas. Já na Classe C30, o sempre competitivo Zeus Team fechou a etapa em primeiro.

Nos próximos dias, as tripulações do Iate Clube de Santa Catarina embarcam para a cidade do litoral paulista onde disputam o principal evento de vela oceânica da América Latina durante os dias 1º e 9 de julho.

Projeto de Lei de Incentivo:

As Regatas Lineares são realizadas pelo Iate Clube de Santa Catarina com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, através do Ministério dos Esportes. Buscando dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos pelo clube junto a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o projeto chega a sua quarta fase e para este ano 16 eventos farão parte do Calendário Esportivo Náutico da Cidade de Florianópolis. O presente projeto, além de manter uma estrutura técnica para as classes de vela Optimist, Laser e Snipe e Dingue e também continua estruturando o clube com equipamentos/estrutura adequada, além das competições do clube.

O PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2016 – CIDADE DE FLORIANÓPOLIS – Nº SLIE: 1509512-64 – PROCESSO Nº 58701.002408/2015-93., conta com os patrocínios das empresas ENGIE Tractebel Energia, Tickets Serviços, Clemar Engenharia, ST Importações, Diprape, Oscitec, ainda dos patrocinadores pessoa física Senhor Umberto Gobbato e Homero Gorafallis Ribeiro