O final de semana foi agitado para os velejadores do Iate Clube de Santa Catarina ao redor do Brasil. Em Porto Alegre (RS), as flotilhas de 29er e Optimist representaram o Veleiros da Ilha nas regatas da FEVERS, enquanto as duplas de Snipe disputaram o Campeonato Sudeste, no Yacht Clube de Santo Amaro (SP).
Na capital gaúcha, as competições foram divididas em dois clubes. As regatas de 29er foram realizadas no Veleiros do Sul, na Raia do Cristal, e as três duplas do Veleiros da Ilha tiveram um desempenho espetacular. Guilherme Menezes e Fernando Menezes foram os campeões gerais do evento, com apenas 10 pontos perdidos em quatro regatas. Superando as condições de vento, a dupla catarinense levou a melhor entre as nove duplas inscritas na competição.
Em terceiro lugar na classificação geral ficou a dupla José Irineu e João Marcelo Carlin. Com um excelente desempenho no domingo, os atletas do ICSC subiram boas posições e fecharam a competição no pódio. Já as velejadoras Clara Meyer Mateus e Lívia Nogueira mantiveram uma ótima consistência durante todo o final de semana e, além do quarto lugar na classificação geral, foram as campeãs no naipe feminino. Com isso, o ICSC colocou três duplas entre os quatro primeiros lugares.
Ainda em Porto Alegre, as regatas de Optimist ocorreram na Raia Tristeza, com sede no Clube dos Jangadeiros. Na categoria Estreantes, Felipe Amado foi o vice-campeão geral (campeão no Masculino). Ana Clara Carlin terminou em sexto lugar na classificação geral (4ª no naipe feminino) e Davi Zanchin foi o sétimo geral (2º no naipe masculino).
Na categoria Veteranos, o Veleiros da Ilha contou com três atletas nas disputas. Lara Candemil fechou os dois dias de regatas na nona posição na classificação geral. Logo depois vieram Heitor Rangel, em 10º, e Lucca Carbone, em 12º.
Por fim, em São Paulo, mais precisamente no Yacht Clube de Santo Amaro, ocorreram as disputas do Campeonato Sudeste de Snipe. O Veleiros da Ilha contou com duas duplas nas disputas: Christian Franzen/Fabricio Moro e Adriano Santos e Manuella Moreira.
Em um final de semana com condições variando muito, somente três das seis regatas previstas foram disputadas. A competição contou com 59 duplas e os catarinenses foram muito bem.
Christian e Fabricio somaram 65pp e terminaram o evento na 13ª posição na classificação geral. O resultado deu a dupla o vice-campeonato na categoria Master. Adriano e Manuella ficaram apenas uma posição atrás na classificação geral, com 68pp, e também subiram ao pódio na categoria Master, finalizando na terceira posição.
Fotos: Will Carrara (Snipe)