Nesta teça-feira (29), na Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, foram entregues os certificados da temporada 2022/2023 do Programa Bandeira Azul. A cerimônia contou com a presença da Comodoria, do Presidente do IMA (Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina), Daniel Vinicius Netto, representantes do Governo e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, além de membros das entidades certificadas. Pelo sétimo ano consecutivo, a Sede Central do Veleiros da Ilha recebeu a certificação e, neste ano, o Clube ganhou uma premiação internacional.
Certificado desde 2016, quando se tornou o primeiro Clube Náutico da América do Sul a receber o selo Bandeira Azul, o Veleiros da Ilha ficou na terceira colocação na categoria “Climate Change Education and Climate Change Action” por sua atuação com energia limpa através da colocação de placas solares na Sede Central.
“Mais difícil do que conquistar é manter a certificação. São sete anos de um trabalho focado em sustentabilidade, de conscientização dos colaboradores e associados. É motivo de orgulho poder desfraldar a Bandeira Azul por mais um ano”, falou Luiz Fernando Beltrão, Comodoro do Veleiros da Ilha.
Além do Veleiros da Ilha, outras três Marinas foram certificadas: Marina da Conceição (Florianópolis), Marina Itajaí (Itajaí) e Marina Tedesco (Balneário Camboriú). O Programa Bandeira Azul concedeu uma Menção Honrosa a Santa Catarina, através do Conselho Estadual de Turismo, por ser o estado com maior número de certificações do país.
“Receber este reconhecimento mostra o quanto importante é se dedicar a uma causa. Por todos os lugares que passamos, desde o início na ACATMAR, passando pela Santur até chegar ao Conselho Estadual de Turismo, levamos sempre a importância do programa Bandeira Azul. Ajudar na transformação de Santa Catarina como estado mais azul do país mostra que estamos no caminho certo e, sim, podemos e devemos ter ambientes sustentáveis ao nível global”, enfatiza Leandro “Mané” Ferrari, Presidente do Conselho Estadual de Turismo.