O final de semana de abertura da Copa Veleiros de Monotipos 2021 ficou marcado para a história. Mais de 60 embarcações prestigiaram as etapas 1 e 2 da temporada, em dois lindos dias de sol e vento nordeste variando entre 6-10 nós. Com disputas nas classes Optimist (Veterano e Estreantes), Laser (Radial, Standard e 4.7), Snipe, 29er e Hobie Cat 16, os eventos contaram com presença de velejadores do Iate Clube do Rio de Janeiro (RJ), Clube dos Jangadeiros (RS), Veleiros do Sul (RS), Yacht Clube de Santo Amaro (SP), Joinville Iate Clube (SC), Lagoa Iate Clube (SC), Espaço Mar e Vela (SC) e Escola de Vela Araranguá (SC), além da flotilha do Veleiros da Ilha.
Nos dois dias foram realizadas três regatas para todas as classes, somando seis ao longo do final de semana. Além disso, tanto no sábado, quanto no domingo, o vento demorou um pouco a firmar, mas a Comissão de Regatas conseguiu encontrar as melhores condições para cumprir todas as disputas previstas no AR.
O Optimist foi a classe com o maior número de velejadores inscritos, somando 21 no total. Na categoria Veteranos, Davi Neves foi o mais consistente no sábado, com apenas 4 pontos perdidos, enquanto no domingo foi a vez de Arthur Back terminar a classificação geral na ponta com apenas 5 pontos perdidos. Já na categoria Estreantes, Sofia Moreira venceu quatro das seis regatas e tirou outros dois segundos para terminar à frente nas duas etapas.
No Laser 4.7, a atleta de Vela Jovem do ICSC, Brenda Furlin mostrou muita evolução no barco para vencer cinco das seis regatas do final de semana e terminar na frente em ambas etapas. Leonardo Back também conquistou as duas etapas na classe Laser Standard com três vitórias em seis regatas. Na classe Laser Radial dois personagens se deram bem, mostrando o equilíbrio da flotilha. No sábado, o experiente Guilherme Takase liderou a raia com duas vitórias e um terceiro lugar, enquanto no domingo a jovem Luana da Silva, também da equipe de Vela Jovem do ICSC, fez bonita vencendo duas das três regatas para faturar o título. Destaque para a boa presença de atletas na classe Laser, com 20 embarcações no total.
No 29er, flotilha nova entre os atletas de Vela Jovem do Clube, os “pegas” foram bonitos. Com três duplas na água, todas vencendo regatas, quem se deu melhor ao final dos dois dias foram José/Irineu e João Marcelo Carlin, campeões nos dois dias com apenas um ponto de diferença sobre as demais duplas.
O mesmo equilíbrio foi visto na classe Snipe, uma das mais fortes do Veleiros da Ilha, com a dupla Felipe Linhares e Andreis Castro vencendo os dois dias. No domingo, segundo dia de regatas, o título foi definido apenas no desempate. Fechando o final de semana, a classe Hobie Cat 16 teve grande domínio da dupla Ricardo Halla e Olivia Halla, que venceram cino das seis regatas e levaram os dois títulos.
A próxima etapa da Copa Veleiros de Monotipos acontece nos dias 19 e 20 de junho, em Jurerê.
Os eventos da Copa Flotilha, Copa Veleiros de Monotipos e Campeonato de Pesca fazem parte do PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2019/2020- Cidade de Florianópolis – ANO 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31, e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Diprape, Casas D’Agua, Bry Tecnologia e ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.