Começou nesta terça-feira (4) a 23ª edição da Copa da Juventude de Vela, no Veleiros do Sul, em Porto Alegre. O evento reúne mais de 100 atletas e conta com disputas nas classes ILCA 6, ILCA 7, 29er, 420 e iQFOiL Youth, com destaque para a presença expressiva da flotilha do ICSC – Veleiros da Ilha. No total, nove atletas representam o clube na competição, que segue até sábado:
- Classe ILCA 6: Davi Neves, Thiago Bordasch e Helena Dutra Machado.
- Classe 29er: Lara Candemil e Gael Gouvea, Ana Clara Carlin e Anne Scampini, Luiza Meyer Mateus e Sofia Seabra.



No primeiro dia de provas, a classe ILCA 6 realizou duas regatas. Davi Neves encerrou o dia na terceira colocação geral, com sete pontos perdidos. Thiago Bordasch ficou em 25º, enquanto Helena Dutra Machado terminou em 44º.
Já na classe 29er, foram disputadas três regatas. Lara Candemil e Gael Gouvea finalizaram o dia em terceiro lugar na classificação geral, seguidos por Ana Clara Carlin e Anne Scampini, que ocupam a quarta posição geral e o segundo lugar na disputa feminina. Luiza Meyer Mateus e Sofia Seabra completaram as primeiras regatas na sétima colocação geral, sendo a quarta melhor dupla feminina.


A Copa da Juventude servirá como seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela Jovem, que representará o Brasil no Campeonato Mundial da Juventude Sub-19 de 2025, em Vilamoura, Portugal. Além disso, a competição também será uma etapa de seleção para o Programa de Vela Jovem da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), que busca desenvolver novos talentos para o futuro da modalidade.