O final de semana foi de jornada dupla para as tripulações de vela oceânica. A Copa Veleiros de Oceano contou com duas etapas realizadas: no sábado ocorreu a Regata Centro/Jurerê e no domingo foi realizada a Regata Jurerê/Centro. Dois dias com bons ventos, confraternização em terra e boa presença da flotilha na raia.
O sábado contrariou as previsões e amanheceu com tempo aberto e vento nordeste de até 12 nós. Uma regata quase toda em contravento para as mais de vinte embarcações inscritas na etapa. Com largada na Baía Norte, o percurso até Jurerê contou com passagem pelo mangruho, Ilha de Ratones Grande e Ilha do Francês (para as embarcações das classes C30, ORC e RGS), com chegada em frente à Sede Oceânica.
No domingo, o percurso foi o contrário. E mais uma vez o vento nordeste acompanhou as tripulações até a Baía Norte, desta vez proporcionando uma regata quase toda com vento popa, mas com intensidade mais fraca do que no sábado.
Nos dois dias, o Corta Vento acabou levando o Troféu Fita Azul, com a embarcação da classe C30 liderando a flotilha. Na classe RGS A, o Bruxo também levou a melhor nas duas regatas, com Pangea em segundo tanto no sábado quanto no domingo. O pódio da primeira regata na classe foi completo pelo Argonauta, enquanto no domingo a terceira posição ficou com o Açores III. A flotilha de RGS A contou ainda com a presença do Split e Neon III. Já na classe RGS B, o Euphoria venceu as duas etapas.
Nas disputas da RGS Cruzeiro A, melhor para o Quival nos dois dias. Enquanto na RGS Cruzeiro B tivemos alternância nas primeiras posições. No sábado, o Mako IV levou o título, com Terra Firme em segundo e Biero em terceiro. Já no domingo, o Terra Firme foi o vencedor, com o Biero em segundo lugar.
Na classe Bico de Proa, a embarcação Harmonya venceu as duas regatas do final de semana. No sábado, Maori (2º) e Big Rider (3º) completaram o pódio, enquanto no domingo Hannan (2º) e novamente o Big Rider (3º) fecharam as três primeiras posições. A flotilha de Bico de Proa teve ainda a presença do Matrix I, Sawi-di, Antares, Morgen e Comparsa.
Confira as fotos da regata clicando aqui
A próxima etapa da Copa Veleiros de Oceano acontece no dia 16 de outubro, com a realização da Regata Marejada, entre Jurerê e Itajaí.