Após muitos anos, as regatas de monotipos do Iate Clube de Santa Catarina retornaram a Baía Sul para o encerramento da Copa Veleiros 2015 e as condições para os dois dias de competição não poderiam ser melhores. O sábado de vento nordeste e o domingo de vento sudeste privilegiaram os velejadores em um final de semana perfeito.
Com alto nível técnico devido as disputas do estadual, a Sede Central do Veleiros da Ilha recebeu competidores não só da flotilha do clube, mas também de Criciúma, Joinville, Itajaí e do Lagoa Iate Clube. No sábado foram disputadas três regatas em condições de vento nordeste variando de 12 a 15 nós, enquanto no domingo, o vento sudeste soprou forte entre 15 e 20 nós.
Na Optimist Veterano o grande campeão da etapa foi o velejador Guilherme Durieux, seguido por Samer Kayali e Thiago Canto. Guilherme teve um final de semana inspirado com três vitórias em cinco regatas. Entre as meninas, Valentina Pulice foi a campeã, seguida por Maria Luiza Silva.
A categoria Optimist Estreante teve apenas três regatas devido aos fortes ventos de domingo, contando a pontuação de sábado. Gabriel Oliveira comemorou o título da etapa, com Isabela de Faria em segundo e Alessandro Macedo em 3º.
Com vinte velejadores na flotilha, a classe Snipe merece grande destaque neste final de semana. Com regatas técnicas e alto nível de competitividade, os velejadores deram um verdadeiro espetáculo. Mario Tinoco e Alexandre Muto venceram três das cinco regatas vencendo o campeonato. Alex Juk e Piero Furlan vieram na segunda posição e Felipe Linhares e Tina Boabaid em 3º.
Com regatas apenas no sábado, a classe Dingue teve Fábio Ramos e David Ventura como vencedores, Giancarlo e Vicenzo Canalli terminaram na segunda posição e Marcelo Pizzolo e Newton Rampow. Nalton Coelho venceu na Laser Radial, seguido por Pedro Paulo Gaspar. Já no Laser 4.7, Eduardo Cleiton terminou em 1º, Lucas Michalak em 2º e Beatriz Karcing em 3º. Encerrando a competição, a Prancha a Vela teve Carlos Guilherme foi o campeão. Claudio Vendramini ficou em segundo e Ronnie Joerich e Alexandre Vasconcellos dividiram a terceira posição.