Os velejadores do Iate Clube de Santa Catarina, Bruno Fontes e Alex Veeren, iniciam nessa segunda-feira suas campanhas na IV Copa Brasil de Vela, principal competição do calendário nacional da modalidade e que define a Equipe Brasileira para a temporada 2017. Competindo na classe Laser, a dupla terá pela frente fortes adversários, mas ambos chegam muito bem para o evento.
Bruno Fontes vem de um 10º lugar na Copa do Mundo de Vela de Miami, chegando a Medal Race em seu retorno as competições, enquanto Alex Veeren conquistou recentemente o Campeonato Brasileiro em São Paulo.
A IV Copa Brasil de vela acontece no Rio Grande do Sul, com sede dividida entre o Clube dos Jangadeiros e Veleiros do Sul. A cerimônia de abertura acontece nesse domingo (5) e as regatas ocorrem de 6 a 11.
Paralelo a IV Copa Brasil de Vela acontece a II Copa Brasil de Vela Jovem, sendo uma ótima oportunidade para a nova geração ter contato com as estrelas do esporte, como Robert Scheidt (cinco vezes medalhista olímpico), Martine Grael e Kahena Kunze (campeãs olímpicas da classe 49er FX na Rio/2016), Fernanda Oliveira e Isabel Swan (medalhistas na classe 470 em Pequim/2008) e Torben Grael, coordenador-técnico da equipe brasileira de vela, dono de cinco medalhas em olimpíadas e vice-presidente da Federação Internacional de Vela.
Os vencedores do evento farão parte da Equipe Brasileira de Vela em 2017, sendo que esses atletas passam a fazer parte do plano de investimento da Confederação Brasileira de Vela para a participação nas principais competições internacionais desse ano. Os atletas passarão por análises periódicas no Programa de Desenvolvimento Individual durante todo o ciclo, até as Olimpíadas de Tóquio 2020.
A IV Copa Brasil terá disputa nas seguintes classes: RS:X (Masc e Fem.), Laser Standard, Laser Radial (Fem.), Finn, 470 (Masc e Fem.), 49er, Nacra 17 (Misto), Kitesurfe Hidrofoil Open (Tubular e Foil) e Kitesurfe Hidrofoil Amador (Tubular).










