Nascido em 1947, Álvaro Rodrigues da Fonseca Júnior é um patrimônio do ICSC – Veleiros da Ilha. Engenheiro, pai de família e velejador, foi apaixonado pelo mar e pelo Clube, ao qual dedicou boa parte de sua vida.
Ocupou várias funções de gestão no ICSC, sempre com competência e dedicação. Foi Diretor de Vela entre 1976 e 1980. Ainda em 80, assumiu como Vice-Comodoro pela primeira vez, cargo que ocupou por dois anos.
Em 84, retornou a Vice-Comodoria e por lá permaneceu mais um ano antes de se tornar Comodoro do Clube, cargo que ocupou entre 1985 e 1988. Alguns anos se passaram até seu retorno como Vice-Comodoro por mais duas gestões, de 1994 a 1998.
Álvaro foi um incentivador dos esportes náuticos, em especial a vela, tendo contribuído muito para a formação de atletas e para o crescimento de várias classes no Clube e no estado.
Também foi um entusiasta das regatas oceânicas, das quais sempre participou com seu veleiro Xeque-Mate ou em outras tripulações. Entre elas, a tradicional Volta à Ilha e o Circuito Oceânico de Santa Catarina.
Tornou o Veleiros da Ilha uma das referências náuticas em todo Brasil.
Álvaro também passou sua paixão para os filhos Fernanda e André, que se tornou um dos maiores velejadores do Brasil ao participar de duas olimpíadas e três edições da regata volta ao mundo Volvo Ocean Race.
Na última sexta-feira, 26 de agosto, Álvaro nos deixou. Ficam as boas lembranças, o legado construído e a saudade.
Descanse em paz.