Notícias

36º Circuito Oceânico de Santa Catarina começa com condições perfeitas em Jurerê

Notícias

Contato

O 36º Circuito Oceânico de Santa Catarina teve sua largada oficial nesta quarta-feira (12), reunindo mais de 50 embarcações na raia de Jurerê para cinco dias de disputas. Com sol forte, calor intenso e ventos do quadrante sul variando entre 8 e 10 nós, as condições foram perfeitas para o início da competição.

No primeiro dia, a organização promoveu regatas de percurso para as classes ORC, RGS Cruzeiro, Bico de Proa, Delta 41 e RGS Cruiser, enquanto a classe RGS encarou duas regatas barla-sota, garantindo emoção na água desde as primeiras disputas. A Regata de Percurso da Classe ORC abriu o evento com um trajeto de 30,9 milhas náuticas, desafiando as tripulações em um percurso lindo e técnico, passando pela Praia de Jurerê, Praia do Forte, Ilha do Francês, Praia da Cachoeira do Bom Jesus, Ilha das Aranhas, retornando até Jurerê para a chegada. 

Súmula da Regata de Percurso – Classe ORC
Súmula da Regata de Percurso – Classes RGS Cruzeiro, Bico de Proa e Delta 41
Súmula da Regata Barla-Sota 1 – Classe RGS

Aproveitando as condições de vento nordeste, a tripulação do Crioula, comandada por Eduardo Plass, fez uma regata sem erros e conseguiu abrir grande vantagem sobre os demais barcos da flotilha. Após pouco mais de 3h45, o barco foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, garantindo a vitória também no tempo corrigido.

“Foi um dia típico de Jurerê, com vento nordeste. Nosso barco teve um bom desempenho hoje, aproveitamos bem as condições e navegamos rápido até a Ilha. Na volta, o vento foi diminuindo. A maior parte da regata foi com vento nordeste, e o restante, com vento sul. Sensação boa, boa velejada. Já estamos prontos para voltar à raia amanhã”, comentou o tático da equipe e velejador olímpico Samuel Albrecht.

Para as classes RGS-Cruzeiro, Bico de Proa, Delta 41 e RGS-Cruiser, o percurso escolhido foi entre Jurerê e a Ilha do Mata Fome, totalizando 19 milhas náuticas. Na disputa da RGS-Cruzeiro, o Ana Lu 5 conseguiu velejar à frente da flotilha e garantiu a vitória neste primeiro dia. A embarcação do comandante Osvaldo Ceccon venceu uma disputa acirrada contra o Neon, segundo colocado, e o Terra Firme, terceiro.

Na classe Bico de Proa, o melhor desempenho foi do veleiro Zero, do comandante Pedro Chiesa, que venceu a regata. Entre os Delta 41, quem cruzou a linha de chegada em primeiro foi o Oceanics, com tripulação liderada pelo comandante Francesco Colombo Filho.

Classificação Geral RGS – Após 2 regatas

Pangea lidera flotilha de RGS após duas regatas barla-sota

Além das regatas de percurso, a quarta-feira contou também com duas provas no formato barla-sota para as embarcações da classe RGS. Com duas vitórias, o veleiro Pangea, comandado por Jorge Carneiro, assumiu a liderança da flotilha. Com dois segundos lugares, o Garrotilho ocupa a segunda posição, seguido pelo Sossegado, em terceiro.

O 36º Circuito Oceânico de Santa Catarina segue com mais regatas nesta quinta-feira.

Veja também