09/01/2020

Segundo dia do Campeonato Brasileiro de Optimist marcado pelas difíceis condições

Após quase uma hora e meia de espera duas regatas foram realizadas em Porto Alegre

O segundo dia de disputas do 48º Campeonato Brasileiro de Optimist, em Porto Alegre, exigiu muito dos velejadores. Após quase uma hora e meia de atraso devido aos ventos rondados a comissão conseguiu realizar as duas regatas programadas para a quarta-feira. A flotilha do Veleiros da Ilha segue com bom desempenho e na disputa por pódio e vagas no Campeonato Sul-Americano.

Com quatro regatas realizadas até o momento o velejador Fernando Menezes ocupa a sétima posição na classificação geral com 20pp, mantendo-se entre os top-10. Quem subiu posições e também entrou no grupo dos 10 primeiros colocados foi Clara Mateus, nona no geral e quarta entre as meninas com 29pp. Logo na sequencia aparece Guilherme Menezes, 11º no geral com 32pp, na zona de classificação para o Sul-Americano.

Um ótimo dia também para João Marcelo Carlin, que ganhou muitas posições na classificação geral e agora já ocupa o 22º lugar com 58pp. Após o segundo dia de regatas Gabriel Vantajo aparece na 56ª colocação com 127pp, Livia Nogueira está em 68ª 142pp e Luana Dextré em 78ª com 152pp, todos na disputa pela vaga na flotilha ouro.

Após a divisão dos dois grupos para o terceiro dia de regatas, o Veleiros da Ilha terá como representantes na flotilha amarela os velejadores Clara Mateus, Gabriel Vantajo e Livia Nogueira, enquanto Fernando Menezes, Guilherme Menezes, João Marcelo Carlin e Luana Dextré competem na flotilha azul.

Nesta quinta-feira, 9 de janeiro, acontecem as últimas regatas da fase de classificação definido os atletas para as flotilhas ouro e prata. No dia 10 de janeiro, sexta-feira, acontece a disputa do Campeonato Brasileiro por Equipes. Os velejadores ganharão um dia de folga, e no dia 12 de janeiro, domingo, retornam para mais três dias de regatas valendo pela fase final da competição. 

O Campeonato Brasileiro apontará também os 15 atletas classificados do país para o Campeonato Sul-Americano, que será realizado em Mar de Plata, entre os dias 21 e 28 de março. O Brasil conta com quinze vagas e necessariamente é preciso de quatro atletas de cada gênero, com as vagas sendo distribuídas de acordo com a classificação geral. 

Mais informações: https://vds.com.br/

Foto: Veleiros do Sul