15/06/2021

Regata Tripulação dá início a Copa Veleiros de Oceano 2021

Mesmo com vento fraco, regata foi realizado em um lindo dia de sol na Baía Sul

“A persistência é o caminho do êxito”. A frase dita por Charles Chaplin fez muito sentido para este final de semana de sol e pouco vento em Florianópolis. Em lindo sábado na capital catarinense, o vento teimava em quase não soprar, colocando em dúvida a realização da Regata Tripulação. Porém, após muito esperar, a Comissão de Regatas encontrou o momento certo, já no meio da tarde, e após a entrada de um leve sudoeste, entre 5-6 nós, a Regata Tripulação ocorreu para a alegria dos velejadores.

Desta forma, foi dada a largada para a Copa Veleiros de Oceano 2021. Após a realização das etapas Solitário e Ele & Ela, ambas pela Copa Flotilha, a Regata realizada neste sábado finaliza a Copa Flotilha e dá início a temporada do calendário de etapas de vela oceânica do Veleiros da Ilha.

Devido aos ventos fracos, a CR precisou encurtar a raia, deixando o percurso com aproximadamente seis milhas náuticas. Em mais uma excelente velejada, o Split foi o fita azul da etapa. No entanto, a equipe acabou na segunda posição após o tempo corrigido, pois o Arvoredo também teve ótimo desempenho e acabou levando o título na RGS A.

Na classe HPE-25, o Força 12 voltou às raias após quase um ano e fez bonito, como sempre. Em um belo duelo, a equipe levou a melhor sobre o Arretado/Ratones, por apenas 32 segundos. Na classe RGS Cruzeiro A deu Quival, enquanto na RGS Cruzeiro B o Anita levou mais uma etapa nessa temporada, terminando à frente de Terra Firme (2º), Maneco II (3º), Biero (4º) e Vento Solar (5º).

Destaque do dia também para a excelente velejada do Harmonya, que faturou a etapa na classe Bico de Proa. Na segunda posição ficou o Alice Martins.

Copa Flotilha:

A Regata Tripulação conta pontos para as etapas das Copas Veleiro de Oceano e Flotilha. Pela Copa Flotilha os resultados foram os mesmos, mas na classe RGS premia-se a geral e não por categorias. Desta forma, a classificação final da Regata Solitário contou com o título do Anita na etapa, seguido por Arvoredo (2º), Split (3º), Terra Firme (4º), Maneco II (5º), Quival (6º), Biero (7º) e Vento Solar (8º).

As fotos da etapa estão disponíveis nos links abaixo:

Fotos Veleiros da Ilha

Fotos cedidas pelo velejador Roberto Salles

A próxima etapa da Copa Veleiros de Oceano acontece nos dias 26 e 27 de junho, em Jurerê, com a realização das Regatas Lineares.

A Copa Veleiros de Oceano faz parte do PROJETO CALENDÁRIO NÁUTICO 2019/2020- Cidade de Florianópolis – ANO 4 – Nº SLIE: 1813953-12 – Processo nº 58000.005543/2018-31, e conta com os patrocínios das empresas ENGIE Energia, Nortox, Diprape, Casas D’Agua, Bry Tecnologia e ainda do patrocinador pessoa física Sr. Umberto Gobbato.