03/07/2019

Guilherme Menezes embarca para o Mundial de Optimist em Antígua

Após ser vice-campeão sul-americano, velejador do ICSC disputa a principal competição de Optimist do mundo

Entre os dias 6 e 16 de julho, 259 velejadores de 65 nações se reunirão em Antígua para as disputas do Campeonato Mundial de Optimist. A equipe brasileira será representada por cinco atletas, entre eles o catarinense Guilherme Menezes, do Iate Clube de Santa Catarina. Após conquistar o vice-campeonato Sul-Americano, no Chile, e ver seu irmão gêmeo, Fernando, ser o quarto colocado no Campeonato Europeu, Guilherme chega confiante para as disputas no Caribe.

Além de Guilherme a seleção brasileira conta com ótimos atletas na equipe. Alex Kuhl (SP), Erick Carpes (RS), Gustavo Glimm (RS) e Pedro Cardoso (ES) compõem o time brasileiro em busca de bons resultados na competição que terá cobertura através do site – http://2019worlds.optiworld.org/en/default/races/race

Um pouco diferente do Campeonato Europeu, o Mundial terá um sistema de disputas parecido com as do Campeonato Brasileiro. Os atletas serão recepcionados entre os dias 5, 6 e 7 e as primeiras regatas da fase inicial acontecem a partir do dia 8 de julho, com três dias de disputas para definir os classificados para a flotilha ouro. Nos dias 11 e 12 de julho a competição individual sofre uma pausa para a realização das regatas em equipes, e de 13 a 15 acontecem as regatas finais e que definirão os campeões mundiais de 2019.