19/12/2019

Flotilha do Veleiros da Ilha tem início promissor no Sul-Brasileiro de Optimist

Fernando Menezes é o vice-líder da competição após três regatas

Começou nessa quarta-feira (18) o 41º Campeonato Sul-Brasileiro de Optimist, em Porto Alegre, na raia Baía do Cristal. Sediado pelo Veleiros do Sul, a competição conta com 111 velejadores de treze estados e logo de cara a flotilha do Veleiros da Ilha mostrou um ótimo desempenho nas três primeiras regatas do programa de competição.

Em condições de vento forte, Fernando Menezes se adaptou muito bem local e fechou o primeiro dia com a segunda posição geral da competição. O atleta do ICSC, que neste ano foi quarto colocado no Campeonato Europeu, tem 9 pontos perdidos e está atrás apenas do paulista Alex Kuhl, líder com 8 pp.

Quem também está no top-10 é Guilherme Menezes. Vice-campeão Sul-Americano e 3º colocado no Campeonato Asiático/Oceania, Guilherme é o nono colocado até o momento com 19pp. Na sequência vem Clara Mateus, com 30pp na 19ª posição geral. A catarinense, que foi terceira colocada no Campeonato Norte-Americano, ocupa a quarta posição entre as meninas. Uma posição depois está João Marcelo Carlin, 20º colocado com 35pp.

Um bom dia também para as meninas do Veleiros da Ilha, todas no top-10 da competição. Luana Dextré somou 53pp e com os resultados é a oitava colocada entre as mulheres (32ª geral), enquanto Livia Nogueira aparece na 10ª posição no naipe Feminino com 57 pp (35ª geral).

A flotilha do Veleiros da Ilha segue também bem representada com Gabriel Vantajo, 55° geral com 89pp, e Arthur Back, 98° com 150pp.

Nessa quarta-feira a comissão de regatas não realizou disputas na classe Estreante. Para o segundo dia do programa estão previstas mais duas para os Veteranos, com início às 14h, e três para os Estreantes, com início às 11h.